Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1918
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PEREIRA, Brenda Braga | - |
dc.date.issued | 2019-03-12 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Brenda Braga. Educação ambiental e educação em ciências: um estudo a partir de teses e dissertações que lidam com complexidades. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1918 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo geral, identificar e analisar os significados que o termo complexidade assume nas teses e dissertações do EArte que se relacionam com a área de Educação em Ciências. É um trabalho de abordagem qualitativa, do tipo documental. Para a seleção do corpus documental desta pesquisa, utilizamos o banco de teses e dissertações do EArte, com a busca do termo ‘complex’ na ferramenta qualquer campo, pois permitiria que encontrássemos investigações que trouxessem o uso do termo complexidade ou mesmo pensamento complexo. Foram encontrados 328 trabalhos nessa busca, dos quais 262 foram excluídos com a leitura do resumo, por não abordarem complexidade de forma central ou não serem de ciências da natureza, 30 ficaram sobre o critério de dúvidas, 2 não foram encontrados e os outros 28 após a leitura completa, não abordavam complexidade de forma central, sendo assim excluídos. Dos 36 incluídos a partir da leitura do resumo, 6 não foram encontrados e dos 30 encontrados, após a leitura completa, 20 passaram a fazer parte do corpus documental desta pesquisa. A análise das 20 teses e dissertações, foi dividida em duas etapas, a primeira delas com relação ao mapeamento desses trabalhos, de acordo com o ano de publicação, titulação, distribuição geográfica, dependência administrativa, áreas dos programas de pós-graduação pela Capes, contexto educacional e áreas curriculares. Na segunda etapa foi utilizada a modalidade temática da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1979). Nessa etapa procuramos identificar nas teses e dissertações os significados do termo complexidade ao abordar os problemas ambientais, sendo definidas três categorias a priori: Pensamento Complexo, Sistemas Complexos e Complexificação. Também procuramos identificar os significados do termo complexidade ao se referir ao processo educativo, sendo para esse caso definidas três categorias a priori: Pensamento Complexo, Sistemas Complexos e Complexificação; e uma categoria a posteriori: Práticas Pedagógicas. Essa análise nos permitiu identificar que no que se refere aos significados de complexidade diante dos problemas ambientais, um maior número de trabalhos, 15 dos 20, utiliza a abordagem a partir da ideia do Pensamento complexo. Um número significativo, 12 dos 20, considera a abordagem a partir dos Sistemas complexos e apenas 4 dos 20, consideram o termo a partir da complexificação, nesse caso ligada à complexidade ambiental. Já no que se refere aos significados de complexidade ao se relacionar ao processo educativo, 18 dos 20 trabalhos, se relacionaram a Práticas pedagógicas em especial ligadas à ideia da pedagogia da complexidade, 17 investigações, que se articulam com as ideias de interdisciplinaridade, 8 trabalhos identificaram a possibilidade de articulação entre a EA e EC a partir da complexidade. Também vimos que, 10 dos 20 trabalhos utilizaram a ideia de sistemas complexos no processo educativo, 5 pesquisas tratando dos sistemas como um conteúdo escolar e 6 em uma abordagem sistêmica do conteúdo, no sentido de permitir uma nova visão de ciência. No que se trata do Pensamento Complexo, 8 dos 20 trabalhos consideraram essas ideias relevantes para o processo educativo. Sobre a Complexificação, 7 dos 20 trabalhos consideram essa ideia, dos quais 3 destacaram a importância da complexidade ambiental e 4 consideraram a complexificação do conhecimento, que articula conhecimentos escolares, científicos e cotidianos. De uma forma geral, podemos destacar que apesar dos diferentes significados que podem ser atribuídos ao termo Complexidade, alguns deles ainda são privilegiados ao abordar os problemas ambientais, assim como o processo educativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e educação em ciências: um estudo a partir de teses e dissertações que lidam com complexidades. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 106 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Complexidades | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Problemas Ambientais | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Processo Educativo | pt_BR |
dc.keywords.english | Environmental Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Science Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Complexity | pt_BR |
dc.keywords.english | Environmental Problems | pt_BR |
dc.keywords.english | Educational Process | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Luciano Fernandes | - |
dc.orientador.coorientador | SANTOS, Janaína Roberta dos | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2019-04-24T12:38:50Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T12:38:50Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_2019037.pdf | 766,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.