Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorMACHADO, Mariza Helena-
dc.date.issued2015-06-26-
dc.identifier.citationMACHADO, Mariza Helena. Acessibilidade pela perspectiva da pessoa com mobilidade reduzida. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/191-
dc.description.abstractO presente trabalho trata da acessibilidade aos espaços de circulação públicos urbanos para pedestres com mobilidade reduzida. Reconhecendo que as estatísticas apontam para 7% da população possuindo alguma dificuldade motora que dificulta seus deslocamentos e que a maioria dos percursos realizados cotidianamente ocorre a pé, o objetivo deste trabalho foi avaliar a acessibilidade pedonal em espaços públicos sob a perspectiva da pessoa com mobilidade reduzida. Foram utilizadas duas metodologias, a Metodologia Multicriterial por meio do Processo Hierárquico Analítico (do inglês Analytic Hierarchy Process - AHP), por considerar os múltiplos componentes ou critérios que definem a acessibilidade pedonal e por incorporar os julgamentos dos participantes e o Método dos Percursos Comentados (do francês Methode des Parcours Commentes), com vistas à apreciação da vivência prática subjetiva, possibilitando assim o entendimento da acessibilidade através da análise da relação entre os dois métodos. A coleta de dados contou com a avaliação técnica do percurso, com o levantamento dos critérios de acessibilidade e com a observação das ações, percepções e verbalizações dos sujeitos durante o percurso escolhido. O modelo foi aplicado num percurso previamente escolhido que foi dividido em seis trechos para o estudo, sendo que foram identificados trechos com diferentes níveis de acessibilidade. Os resultados mostraram que o grau de importância do grupo 'Geometria das Calçadas' é maior que os outros grupos de critérios, indicando que os aspectos relacionados com piso, largura e inclinação são os que mais condicionam o acesso do indivíduo. As alterações da velocidade do deslocamento e da postura no caminhar foram as principais interferências ocorridas na forma de deslocar. De modo geral, todos os trechos despertaram emoções e sentimentos nos participantes, fato que não teve uma relação direta com os piores ou os melhores trechos e sim com a quantidade de obstáculos presentes ou interferências encontradas e com o grau de dificuldade imposto. A maioria dos sentimentos e emoções vivenciadas foram negativas, contribuindo com a não identificação com o local. O tipo de mobilidade reduzida apresentada e o tipo de instrumento auxiliar que utilizam para a locomoção se tornou decisivo na forma de julgar, perceber, sentir e transpor os obstáculos, revelando grande importância nas duas análisespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAcessibilidade pela perspectiva da pessoa com mobilidade reduzida.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages117 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseAcessibilidadept_BR
dc.keywords.portugueseMobilidade Reduzidapt_BR
dc.keywords.portuguesePedestrept_BR
dc.keywords.portugueseProcesso Hierárquico Analíticopt_BR
dc.keywords.portugueseMétodo dos Percursos Comentadospt_BR
dc.keywords.englishAccessibilitypt_BR
dc.keywords.englishAnalytic Hierarchy Processpt_BR
dc.keywords.englishMethod of Walking Commentedpt_BR
dc.keywords.englishPedestrianpt_BR
dc.keywords.englishReduced Mobilitypt_BR
dc.orientador.principalLIMA, Josiane Palma-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaMestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.pg.areaDesenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.date.available2015-11-27T17:24:23Z-
dc.date.accessioned2015-11-27T17:24:23Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
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