Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1924
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MENEZES, Isadora Moutinho Carvalho Ângelo | - |
dc.date.issued | 2019-02-22 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Isadora Moutinho Carvalho Ângelo. A caracterização de sequências didáticas no ensino de Astronomia em evento e periódicos especializados da área. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1924 | - |
dc.description.abstract | Na presente pesquisa efetuaram-se análises de publicações da área de Ensino de Astronomia que desenvolvem relatos ou proposições de Sequências Didática no evento Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA) e na Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), no recorte temporal (2004 - 2017) que foi assinalado pelo início de publicações na revista. Delimitamos Sequências Didáticas como sendo estratégias de ensino que correspondem às diretrizes práticas e à perspectiva teórica de aprendizagem, explicitamente ou não, e que no ensino de ciências estas estão minimamente relacionadas à Educação Formal e objetivam - ao menos, ainda que não exclusivamente - que as ideias científicas sejam trabalhadas pelos estudantes. O objetivo deste trabalho foi empreender um estudo de caráter inventariante e descritivo, buscando analisar como vem sendo construída a introdução de temas de Astronomia por meio de Sequências Didáticas na Educação, seja ela básica, superior ou continuada. Dentre os resultados encontrados, observamos que menos de 20% das publicações no evento são trabalhos – disponíveis na íntegra – que abordam propostas de Sequências Didáticas. Dos trinta artigos sobre a temática encontrados na RELEA, mais de 70% tem como pretensão o ensino de tópicos relacionados à categoria Sistema Sol-Terra-Lua. As sequências didáticas são, em sua maioria, direcionadas a estudantes da Educação Básica e apresentam pressupostos construtivistas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A caracterização de sequências didáticas no ensino de Astronomia em evento e periódicos especializados da área. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 73 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de Astronomia | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sequências Didáticas | pt_BR |
dc.keywords.english | Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Teaching of Astronomy | pt_BR |
dc.keywords.english | Didactic Sequences | pt_BR |
dc.orientador.principal | SILVA, Agenor Pina da | - |
dc.orientador.coorientador | FIGUEIREDO FILHO, Newton de | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.linha | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2019-04-24T20:12:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T20:12:39Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_2019043.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.