Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENEZES, Isadora Moutinho Carvalho Ângelo-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationMENEZES, Isadora Moutinho Carvalho Ângelo. A caracterização de sequências didáticas no ensino de Astronomia em evento e periódicos especializados da área. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1924-
dc.description.abstractNa presente pesquisa efetuaram-se análises de publicações da área de Ensino de Astronomia que desenvolvem relatos ou proposições de Sequências Didática no evento Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA) e na Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), no recorte temporal (2004 - 2017) que foi assinalado pelo início de publicações na revista. Delimitamos Sequências Didáticas como sendo estratégias de ensino que correspondem às diretrizes práticas e à perspectiva teórica de aprendizagem, explicitamente ou não, e que no ensino de ciências estas estão minimamente relacionadas à Educação Formal e objetivam - ao menos, ainda que não exclusivamente - que as ideias científicas sejam trabalhadas pelos estudantes. O objetivo deste trabalho foi empreender um estudo de caráter inventariante e descritivo, buscando analisar como vem sendo construída a introdução de temas de Astronomia por meio de Sequências Didáticas na Educação, seja ela básica, superior ou continuada. Dentre os resultados encontrados, observamos que menos de 20% das publicações no evento são trabalhos – disponíveis na íntegra – que abordam propostas de Sequências Didáticas. Dos trinta artigos sobre a temática encontrados na RELEA, mais de 70% tem como pretensão o ensino de tópicos relacionados à categoria Sistema Sol-Terra-Lua. As sequências didáticas são, em sua maioria, direcionadas a estudantes da Educação Básica e apresentam pressupostos construtivistas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA caracterização de sequências didáticas no ensino de Astronomia em evento e periódicos especializados da área.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages73 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Astronomiapt_BR
dc.keywords.portugueseSequências Didáticaspt_BR
dc.keywords.englishEducationpt_BR
dc.keywords.englishTeaching of Astronomypt_BR
dc.keywords.englishDidactic Sequencespt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Agenor Pina da-
dc.orientador.coorientadorFIGUEIREDO FILHO, Newton de-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.linhaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2019-04-24T20:12:39Z-
dc.date.accessioned2019-04-24T20:12:39Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019043.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.