Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1925
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SANTOS, Lídia Morais dos | - |
dc.date.issued | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lídia Morais dos. O uso de recursos de Tecnologia Assistiva para o Ensino de Ciências e Matemática em salas de recursos multifuncionais. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1925 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar o uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para o Ensino de Ciências e Matemática na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de uma cidade do Sul de Minas Gerais. Os aspectos metodológicos são de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Foram realizadas dez entrevistas com professores atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de dez escolas públicas estaduais. Entre os resultados encontrados apontamos que os professores utilizam mais recursos de Tecnologia Assistiva de baixa complexidade e baixo custo. Não foram encontrados recursos de TA específicos para o Ensino de Ciências, enquanto que os recursos de TA para o Ensino de Matemática foram identificados em maior quantidade. Destacou-se como dificuldades para o uso dos recursos de TA, a falta de materiais para confeccioná-los, a falta de recursos e mobiliários próprios da SRM, a inexistência de um trabalho integrado nas instituições escolares, necessidade de melhorias no acompanhamento familiar e a sobrecarga de atividades para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Quanto às sugestões de melhorias para o AEE, os professores apontaram a realização de cursos de formação para professores atuantes na SRM e professores do ensino regular, oficinas para confecções de materiais para o AEE, melhorias estruturais nas instalações das SRM assim como na disponibilidade de materiais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | O uso de recursos de Tecnologia Assistiva para o Ensino de Ciências e Matemática em salas de recursos multifuncionais. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 101 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Salas de Recursos Multifuncionais | pt_BR |
dc.keywords.english | Inclusive Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Science Teaching | pt_BR |
dc.keywords.english | Multifunction Resource Classes | pt_BR |
dc.orientador.principal | REZENDE JÚNIOR, Mikael Frank | - |
dc.orientador.coorientador | FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.linha | Educação e Tecnologias | pt_BR |
dc.date.available | 2019-04-25T17:38:50Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-25T17:38:50Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_2019044.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.