Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIVOLI, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationRIVOLI, Maria Auxiliadora da Silva. A temática ambiental nos documentos oficiais de formação de professores/pedagogos no brasil. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1926-
dc.description.abstractA presente pesquisa se fundamenta a partir da busca pela presença da Temática Ambiental em documentos oficiais que, além de explorarem dispositivos específicos de suas áreas, demandam também a respeito da referida temática em seu conteúdo. Adotamos a abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, de cunho documental. Durante o processo de análise dos documentos, observamos que em parte deles aparecem palavras, expressões, frases, etc. que enfatizam a temática ambiental, porém a articulação desta com a formação docente é incipiente ainda. Em apenas dois desses documentos a temática ambiental ocupa espaço considerável no conteúdo tratado. Foram estudados os documentos, a saber: Constituição Federal de 1988; LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais – Meio Ambiente e Saúde; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura; PNE – Plano Nacional de Educação; PNEDH – Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. De cada documento pesquisado, foram extraídos excertos referentes à temática ambiental, apresentando-se esta em cada um, de formas e perspectivas diferentes. O presente estudo pode contribuir para a reflexão acerca da temática ambiental que deve ser inserida nos cursos de formação de pedagogos a fim de fortalecer a educação como prática social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA temática ambiental nos documentos oficiais de formação de professores/pedagogos no brasil.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages101 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseTemática Ambientalpt_BR
dc.keywords.portugueseDocumentos Oficiaispt_BR
dc.keywords.portugueseEducação Ambientalpt_BR
dc.keywords.portugueseformação docentept_BR
dc.keywords.portuguesecrise ambientalpt_BR
dc.keywords.englishEnvironmental Themept_BR
dc.keywords.englishOfficial documentspt_BR
dc.keywords.englishEnvironmental educationpt_BR
dc.keywords.englishteacher trainingpt_BR
dc.keywords.englishenvironmental crisispt_BR
dc.orientador.principalSANTOS, Janaina Roberta dos-
dc.orientador.coorientadorSTANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEnsino e aprendizagem na Educação e Ciênciaspt_BR
dc.pg.linhaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2019-04-25T18:05:52Z-
dc.date.accessioned2019-04-25T18:05:52Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019045.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.