Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFAUSTINO, Francislene da Silva-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationFAUSTINO, Francislene da Silva. A articulação entre o AEE e o professor de ensino de Ciências e Matemática: Um estudo na Microrregião de Itajubá-MG. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1928-
dc.description.abstractO foco desta pesquisa é a prática pedagógica inclusiva articulada entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os professores de Ensino de Ciências e Matemática nas cidades que compõem a microrregião de Itajubá-MG. A intencionalidade desta pesquisa foi de analisar a existência de articulação entre os professores regulares de ensino de ciências e de matemática e os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), sua ocorrência e em que perspectivas estas acontecem, de maneira a identificar, registrar e compartilhar as boas práticas de educação inclusiva centradas nas condições de aprendizagem. Para atingir tais objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados nas escolas públicas que ofereceram os anos finais do ensino fundamental e médio da microrregião de Itajubá – MG, por meio de questionários fechados com os professores de ensino de ciências e matemática e professores de AEE. Os dados coletados foram analisados qualitativamente utilizando-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), que apresentou alguns aspectos sobre a concepção de inclusão dos professores da microrregião de Itajubá – MG. Constatou-se a incompreensão dos professores de ensino de ciências e matemática acerca da concepção de inclusão do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Percebeu-se a falta de participação da gestão escolar na fiscalização dos processos inclusivos, principalmente quanto à promoção da articulação entre os professores regulares e os professores de AEE. Ademais, com a dificuldade de compreensão dos professores sobre a inclusão na prática, percebeu-se as dificuldades de ocorrência de práticas pedagógicas inclusivas no ensino de ciências e matemática. Alguns caminhos foram apontados para sanar os aspectos negativos apontados por esta pesquisa. A fiscalização e o comprometimento da gestão quanto à articulação dos professores e existência de práticas da inclusão nas escolas e a formação continuada para todos os professores da rede, apontam para uma solução para a resolução deste problema, obtendo-se assim, condições de atender as necessidades do PAEE e promover a inclusão escolar, e consequentemente à inclusão social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA articulação entre o AEE e o professor de ensino de Ciências e Matemática: Um estudo na Microrregião de Itajubá-MG.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages124 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducação Inclusivapt_BR
dc.keywords.portugueseSalas de Recursos Multifuncionaispt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.keywords.englishInclusive educationpt_BR
dc.keywords.englishMultifunctional resource classroomspt_BR
dc.keywords.englishScience educationpt_BR
dc.keywords.englishSpecialized educational servicept_BR
dc.orientador.principalFERRAZ, Denise Pereira de Âlcantara-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEducação e Tecnologiaspt_BR
dc.date.available2019-04-25T18:30:12Z-
dc.date.accessioned2019-04-25T18:30:12Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019047.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.