Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINTO, Carlos Alberto Rodrigues-
dc.date.issued2019-03-08-
dc.identifier.citationPINTO, Carlos Alberto Rodrigues. Caracterização dos vídeos com a temática “evolução das espécies” da plataforma de streaming TED em uma perspectiva de alfabetização científica. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1930-
dc.description.abstractO presente trabalho busca aprofundar a compreensão da Divulgação Científica num panorama histórico, incluindo a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) nesse processo. A pesquisa trabalha no sentido de analisar e caracterizar a plataforma de streaming TED quanto à sua funcionalidade como mecanismo de Divulgação Científica, com base na análise do potencial de Alfabetização Científica de vídeos com a temática “evolução biológica das espécies”. Os resultados permitem observar uma grande presença de indicadores de Alfabetização Científica. Apesar disso, a distribuição desses indicadores é irregular entre os vídeos e, muitas vezes, um indicador específico se sobressai. É possível observar que, apesar do avanço nas técnicas de Divulgação Científica, essa ainda se concentra na exposição de informação e dados utilizados no trabalho, e nas descrições de como o trabalho foi feito, em detrimento de uma Divulgação Científica que promova a contextualização e ampliação do conhecimento científico para a população leiga. A partir das análises realizadas, fica evidente que o uso de material audiovisual permite um avanço para a Divulgação Científica. Principalmente por meio do uso de fotos, vídeos e gifs que exemplificam o trabalho científico, possibilitando assim, promover um caminho efetivo para o uso deste material na educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleCaracterização dos vídeos com a temática “evolução das espécies” da plataforma de streaming TED em uma perspectiva de alfabetização científica.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages133 p.pt_BR
dc.keywords.portuguesePopularização da ciênciapt_BR
dc.keywords.portugueseAlfabetização Científicapt_BR
dc.keywords.portugueseStreamingpt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.keywords.englishPopularization of Sciencept_BR
dc.keywords.englishScientific Literacypt_BR
dc.keywords.englishStreamingpt_BR
dc.keywords.englishScience teachingpt_BR
dc.orientador.principalMONTEIRO, Isabel Cristina de Castro-
dc.orientador.coorientadorSILVA, João Ricardo Neves da-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEducação e Tecnologiaspt_BR
dc.date.available2019-04-25T18:53:03Z-
dc.date.accessioned2019-04-25T18:53:03Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019049.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.