Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorBATISTA, Arian Rodrigues-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationBATISTA, Arian Rodrigues. O uso da sequência didática como um instrumento para o Ensino de Astronomia: a radiação cósmica de fundo em micro-ondas e a expansão do universo. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1931-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar os resultados de uma sequência didática para o ensino dos temas Radiação Cósmica de Fundo em Micro-Ondas e expansão do universo, que são dois pilares do modelo cosmológico do Big Bang. Essa sequência didática foi aplicada nos meses de junho e julho de 2018, num total de 12 aulas, cada uma de 50 minutos. Ela foi aplicada na disciplina Conceitos de Astronomia do curso de Licenciatura em Física da UNIFEI. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas no decorrer da aplicação da sequência didática. A construção da sequência didática foi baseada em Dolz e os dados analisados foram agrupados em categorias. Além da discussão dos temas de Astronomia indicados, também foram discutidos conceitos da Física que fundamentam os estudos teóricos relacionados a esses pilares. Nesse sentido, discutiu-se: a radiação eletromagnética: seu espectro, polarização e intensidade; efeito Doppler; o espectro de corpo negro; conceitos de óptica física; a retirada de informações por meio da utilização de gráfico; e a lei de Hubble. A sequência didática elaborada consta dos seguintes elementos: avaliação dos conceitos prévios; utilização de atividade experimentais; avaliação de aprendizagem. A partir da análise do Pré-teste e do Pós-teste foi possível constatar o aumento do desempenho dos alunos com relação ao domínio dos conteúdos trabalhados dentro da sequência didática, com o emprego de argumentos mais consistentes nas respostas, identificou-se também algumas fragilidades nas explicações dos alunos que podem ser associadas a fatores atrelados a formação dos próprios estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO uso da sequência didática como um instrumento para o Ensino de Astronomia: a radiação cósmica de fundo em micro-ondas e a expansão do universo.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages136 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseBig-Bangpt_BR
dc.keywords.portugueseSequência didáticapt_BR
dc.keywords.portugueseAstronomiapt_BR
dc.keywords.englishBig-Bangpt_BR
dc.keywords.englishDidactic sequencept_BR
dc.keywords.englishAstronomypt_BR
dc.orientador.principalSILVA, Agenor Pina da-
dc.orientador.coorientadorFIGUEIREDO FILHO, Newton de-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.linhaEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.date.available2019-04-25T18:59:51Z-
dc.date.accessioned2019-04-25T18:59:51Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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