Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/193
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos Capitais Intangíveis no Processo de Desenvolvimento da Incubadora de Base Tecnológica: O Caso da Incubadora de Base Tecnológica de Itajubá - MG.
Autor(es): ANDRADE, Claudia Cristina de
Abstract: As incubadoras de empresas brasileiras podem ser definidas como núcleos que abrigam empresas de base tecnológica, tratando-se, de espaços comuns, que localizam-se próximos as universidades e centros de pesquisa para facilitar o acesso a laboratórios e ao capital humano. Este trabalho teve por objetivo investigar a presença dos capitais intangíveis na incubadora de base tecnológica de Itajubá como sendo um dos instrumentos para favorecer o desenvolvimento da incubadora e estimular o desenvolvimento endógeno. Por meio do levantamento de dados primários e secundários, buscou-se identificar a formação do capital institucional, caracterizar o capital humano, analisar como se processa o capital cívico, identificar a formação do capital social e, por último, analisar o capital sinergético por meio da capacidade dos atores articularem os demais capitais. Em uma amostra, que envolveu 7 empresas incubadas, 23 colaboradores dos empreendimentos, a gestão da Incubadora de Base tecnológica de Itajubá e 6 parceiros e apoiadores, utilizou-se de visitas pré-agendadas e entrevistas com questionários estruturados e não-disfarçados. Verificou-se que, de fato, existe a presença dos capitais intangíveis, mas que não articulam-se de maneira densa o suficiente para regerem o capital sinergético a ponto de atuar como um catalisador dos demais capitais e possivelmente favorecer o desenvolvimento da incubadora e o desenvolvimento endógeno da forma como objetivou-se ao conceber a incubadora de base tecnológica de Itajubá e o parque tecnológico de Itajubá.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: ANDRADE, Claudia Cristina de. Análise dos Capitais Intangíveis no Processo de Desenvolvimento da Incubadora de Base Tecnológica: O Caso da Incubadora de Base Tecnológica de Itajubá - MG. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/193
Data do documento: 29-Jun-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_andrade_2015.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.