Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1950
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um aplicativo para auxílio em ressuscitações cardiopulmonares por meio de ferramentas de engenharia de usabilidade.
Autor(es): MACIEL, Julio Didier
Abstract: A parada cardiorrespiratória é a maior causa de mortes do mundo e, por essa razão, é alvo de muitas pesquisas visando aprimorar sua técnica de tratamento, chamada de ressuscitação cardiopulmonar. Esta técnica possui protocolos a serem seguidos a fim de maximizar seu sucesso, que é o retorno da função cardíaca do paciente. Cada protocolo é utilizado dependendo da situação do paciente. Em hospitais, o protocolo a ser seguido é chamado de ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support, elaborado pela principal associação de pesquisas cardíacas do mundo, a American Heart Association. Durante a ocorrência de uma parada cardiorrespiratória, do que se tem conhecimento na literatura, não há ferramenta que auxilie o socorrista a executar o protocolo ACLS até o presente momento, visto a sua complexidade e a situação na qual o estado do paciente é crítico. Assim, esta pesquisa consiste em desenvolver uma ferramenta para auxiliar a execução do protocolo ACLS em ambientes hospitalares, particularmente um aplicativo para dispositivos móveis como celulares e tablets. Foi realizada uma entrevista com um médico experiente para a coleta de dados e desenvolvimento do aplicativo utilizando conceitos de engenharia de usabilidade. O aplicativo foi testado utilizando uma simulação realística com o objetivo de diagnosticar possíveis falhas. Após a realização do teste, verificou-se que os resultados da simulação utilizando o aplicativo foram positivos, trazendo indícios de que a ferramenta desenvolvida foi eficaz em sua função. Com o intuito de executar uma avaliação da percepção de uso do ponto de vista dos potenciais usuários, foi utilizado um questionário de satisfação para investigar a opinião dos usuários que utilizaram o aplicativo durante o teste. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que o aplicativo foi eficaz em sua função de auxílio à execução do protocolo ACLS.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: MACIEL, Julio Didier. Desenvolvimento de um aplicativo para auxílio em ressuscitações cardiopulmonares por meio de ferramentas de engenharia de usabilidade. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1950
Data do documento: 21-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019064.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.