Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Kaíque Osório Alves neto-
dc.date.issued2019-02-15-
dc.identifier.citationSILVA, Kaíque Osório Alves neto. Modelos de geração de viagens para transporte urbano de mercadorias em cidades históricas: o caso de São João Del Rei / MG. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Egenharia de Produção.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1953-
dc.description.abstractO transporte urbano de mercadorias é essencial para o desenvolvimento das cidades, ao mesmo tempo em que abastece as atividades comerciais, gera emprego e auxilia no desenvolvimento econômico das áreas urbanas. Entretanto, mesmo sendo de grande importância, a atividade tem sido deixada de lado por muitos planos de mobilidade urbana que, geralmente, têm seu foco voltado para o transporte urbano de passageiros e, de certa forma, negligenciado a importância que o transporte urbano de mercadorias pode exercer na mobilidade e logística urbana como um todo, tanto de pessoas como de mercadorias. Em certas regiões de cidades históricas, devido às restrições de tráfego, da proteção ao patrimônio histórico-cultural, limitações da infraestrutura viária e ao grande crescimento da frota veicular circulando nas áreas urbanas, os problemas enfrentados têm sido ainda maiores. Algumas medidas para amenização desses problemas vêm sendo estudadas no Brasil e em alguns outros países, como EUA, México, Itália, Espanha, Reino Unido e Polônia. No entanto, a literatura encontrada ainda é incipiente e os problemas têm sido cada vez maiores frente à crescente complexidade de distribuição de mercadorias nessas regiões. Faltam estudos principalmente no cenário nacional. Nesse contexto, buscar compreender o processo de distribuição urbana de mercadorias é imprescindível para mensurar os impactos na mobilidade e logística urbana dessas cidades, e desse modo, dar subsídios em forma de informações e análises que possam auxiliar no desenvolvimento de ações e/ou políticas públicas que auxiliem na solução ou amenização dos problemas encontrados. Este estudo tem como objetivo principal, analisar a operação e o impacto das atividades associadas ao transporte urbano de mercadorias de empresas varejistas na mobilidade e logística urbana em uma cidade histórica, tendo o município de São João Del Rei, MG como objeto de estudo. Assim, foram desenvolvidos e aplicados modelos de geração de viagens para quantificar o número de deslocamentos atraídos pelas empresas de varejo da região central da cidade. Os resultados obtidos indicam que o desenvolvimento de modelos de geração de viagens é uma ferramenta que pode auxiliar no planejamento urbano da cidade como na implantação de vagas de carga e descarga e na proposição de medidas de mobilidade urbana, atentando para suas especificidades regionais. Quando comparado aos modelos disponíveis na literatura, esses modelos tendem a dar maior robustez aos resultados e demonstram ser mais adequados, devido a fornecer subsídios aos tomadores de decisão na proposta de políticas públicas que visem maior produtividade do abastecimento de mercadorias na cidade, na ordenação do tráfego, em melhorias da mobilidade urbana, no planejamento municipal, entre outros. Por fim, a comparação entre os modelos aqui propostos e os modelos encontrados na literatura apontam para similaridades e divergências, reforçando a importância do desenvolvimento de modelos locais, mais adequados às especificidades e necessidade de cada região, atentando para diferentes realidades econômicas, sociais e infra estruturais de cada cidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleModelos de geração de viagens para transporte urbano de mercadorias em cidades históricas: o caso de São João Del Rei / MG.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages106 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseLogística urbanapt_BR
dc.keywords.portugueseTransporte urbano de cargaspt_BR
dc.keywords.portugueseModelos de geração de viagenspt_BR
dc.keywords.portugueseCidades históricaspt_BR
dc.keywords.portugueseMobilidade urbanapt_BR
dc.keywords.englishUrban logisticspt_BR
dc.keywords.englishUrban freight transportpt_BR
dc.keywords.englishFreight demand managementpt_BR
dc.keywords.englishHistorical citiespt_BR
dc.keywords.englishUrban mobilitypt_BR
dc.orientador.principalLIMA, Renato da Silva-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaSistema de Produção e Logísticapt_BR
dc.date.available2019-05-15T14:43:17Z-
dc.date.accessioned2019-05-15T14:43:17Z-
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019067.pdf3,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.