Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1972
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de Estratégias Operacionais Visando a Sustentabilidade Hídrica e Energética de Rede de Distribuição de Água Real do Sul de Minas Gerais.
Autor(es): GONÇALVES, João Paulo
Abstract: A conservação e a boa gestão hídrica são fundamentais para o desenvolvimento sustentável, qualidade e transporte de um bem cada vez mais precioso que é a água, que torna-se cada vez mais escassa. A conservação desse recurso hídrico é uma tarefa complexa quando relacionada com a demanda, que aumenta com o crescimento populacional, desta maneira uma boa gestão é fundamental para realizar determinadas análises das possíveis situações que ocasionam a diminuição desse recurso. O trabalho aqui proposto é subsidiado por informações obtidas em estudos anteriores do grupo NUMMARH – Núcleo de Modelagem e Simulação em Meio Ambiente e Recursos e Sistemas Hídricos obtidas a partir de companhias distribuidoras de água de sistema real, com o objetivo de fundamentar um procedimento de análise operacional de uma rede de distribuição de água com o intuito de estabelecimento de melhoria do custo x benefício através da utilização de proposta de operação de dispositivos hidromecânicos no sistema. O trabalho foi realizado em seis etapas: seleção da rede real para o estudo, estudo da ferramenta EPANET, levantamento de dados para o desenvolvimento do estudo, modelagem da rede, simulações computacionais usando o EPANET e análise dos resultados. As simulações são feitas com o uso do software EPANET onde são propostos cenários com diferentes combinações focando, principalmente a questão de redução de pressões à luz de norma técnicas associadas a perdas de água e custos financeiros. Os resultados demostraram que ocorreram melhorias nas pressões nos cenários com atribuição de válvulas e bombas, e através destas informações estabeleceu-se um melhor custo benefício em uma rede existente. Avalia-se que o trabalho contribui na aquisição de conhecimentos para procedimentos de análise aplicada a rede real, pois a maior parte dos estudos encontrados na literatura, mesmo com análises computacionais mais complexas, são aplicadas em redes teóricas de tamanho reduzido.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: GONÇALVES, João Paulo. Avaliação de Estratégias Operacionais Visando a Sustentabilidade Hídrica e Energética de Rede de Distribuição de Água Real do Sul de Minas Gerais. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1972
Data do documento: 18-Mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2019081.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.