Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorLIMA, Antônio Edson de Castro-
dc.date.issued2012-12-14-
dc.identifier.citationLIMA, Antônio Edson de Castro Lima. Aplicação do Método de Diferenças Finitas para Análise do Desempenho Operacional de Mancais Radiais Hidrodinâmicos. 2012. 117 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2002-
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentado um modelo teórico para analisar o comportamento operacional de mancais radiais hidrodinâmicos operando com lubrificantes newtonianos e não-newtonianos usando o modelo exponencial (power-law). A equação de Reynolds da lubrificação hidrodinâmica para fluidos newtonianos e modificada para fluidos nãonewtonianos modelo power-law é resolvida através do método de diferenças finitas e do esquema de sobre-relaxação sucessiva. No modelo teórico são considerados os efeitos das temperaturas do óleo lubrificante de suprimento e de recirculação para a determinação da temperatura média efetiva do filme de óleo que é realizada através de um procedimento iterativo, cujo critério de parada é a sua convergência, ou seja, o estabelecimento da condição de operação em regime. Um programa computacional foi desenvolvido (FORTRAN), para simular o comportamento operacional de mancais radiais operando com lubrificantes do tipo pseudoplástico (n < 1) e dilatante (n > 1), bem como um óleo mineral comum, ou seja, fluido newtoniano (nn=11). Foi feito um estudo inicial de um mancal de dois lóbulos, também chamado de mancal limão, para o qual foram desenvolvidas equações exatas e simplificadas de grande precisão para determinação da espessura do filme de óleo nos dois lóbulos do mancal. Isto possibilitou obter a solução da equação bidimensional de Reynolds, mediante aplicação do método de diferenças finitas, obtendo-se então a distribuição de pressão em ambos os lóbulos e alguns parâmetros de desempenho do mancal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAplicação do Método de Diferenças Finitas para Análise do Desempenho Operacional de Mancais Radiais Hidrodinâmicos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages117 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseLubrificação hidrodinâmicapt_BR
dc.keywords.portugueseEquação de Reynoldspt_BR
dc.keywords.portugueseMancal radial cilíndricopt_BR
dc.keywords.portugueseMancal de dois lóbulospt_BR
dc.keywords.portugueseMétodo de diferenças finitaspt_BR
dc.keywords.englishHydrodynamic lubricationpt_BR
dc.keywords.englishReynolds equationpt_BR
dc.keywords.englishcylindrical journal bearingspt_BR
dc.keywords.englishtwo lobe bearingspt_BR
dc.keywords.englishfinite difference methodpt_BR
dc.orientador.principalSCHWARZ, Vilmar Arthur-
dc.orientador.coorientadorCHIARELLO, André Garcia Chiarello-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaProjeto e Fabricaçãopt_BR
dc.date.available2019-09-10T17:39:30Z-
dc.date.accessioned2019-09-10T17:39:30Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica-
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