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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | LIMA, Antônio Edson de Castro | - |
dc.date.issued | 2012-12-14 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Antônio Edson de Castro Lima. Aplicação do Método de Diferenças Finitas para Análise do Desempenho Operacional de Mancais Radiais Hidrodinâmicos. 2012. 117 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2002 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho é apresentado um modelo teórico para analisar o comportamento operacional de mancais radiais hidrodinâmicos operando com lubrificantes newtonianos e não-newtonianos usando o modelo exponencial (power-law). A equação de Reynolds da lubrificação hidrodinâmica para fluidos newtonianos e modificada para fluidos nãonewtonianos modelo power-law é resolvida através do método de diferenças finitas e do esquema de sobre-relaxação sucessiva. No modelo teórico são considerados os efeitos das temperaturas do óleo lubrificante de suprimento e de recirculação para a determinação da temperatura média efetiva do filme de óleo que é realizada através de um procedimento iterativo, cujo critério de parada é a sua convergência, ou seja, o estabelecimento da condição de operação em regime. Um programa computacional foi desenvolvido (FORTRAN), para simular o comportamento operacional de mancais radiais operando com lubrificantes do tipo pseudoplástico (n < 1) e dilatante (n > 1), bem como um óleo mineral comum, ou seja, fluido newtoniano (nn=11). Foi feito um estudo inicial de um mancal de dois lóbulos, também chamado de mancal limão, para o qual foram desenvolvidas equações exatas e simplificadas de grande precisão para determinação da espessura do filme de óleo nos dois lóbulos do mancal. Isto possibilitou obter a solução da equação bidimensional de Reynolds, mediante aplicação do método de diferenças finitas, obtendo-se então a distribuição de pressão em ambos os lóbulos e alguns parâmetros de desempenho do mancal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Aplicação do Método de Diferenças Finitas para Análise do Desempenho Operacional de Mancais Radiais Hidrodinâmicos. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 117 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Lubrificação hidrodinâmica | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Equação de Reynolds | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Mancal radial cilíndrico | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Mancal de dois lóbulos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Método de diferenças finitas | pt_BR |
dc.keywords.english | Hydrodynamic lubrication | pt_BR |
dc.keywords.english | Reynolds equation | pt_BR |
dc.keywords.english | cylindrical journal bearings | pt_BR |
dc.keywords.english | two lobe bearings | pt_BR |
dc.keywords.english | finite difference method | pt_BR |
dc.orientador.principal | SCHWARZ, Vilmar Arthur | - |
dc.orientador.coorientador | CHIARELLO, André Garcia Chiarello | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.pg.area | Projeto e Fabricação | pt_BR |
dc.date.available | 2019-09-10T17:39:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-10T17:39:30Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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