Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorOLIVEIRA, Ursula Raniely Souto de-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ursula Raniely Souto de. O uso de texto de divulgação científica em propostas de sequências didáticas. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2060-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar como alunos de pós-graduação de um curso de Mestrado em Educação em Ciências selecionam e propõem, na elaboração de sequências didáticas (SD), o uso de textos de divulgação científica (TDC) da Minas faz Ciência, uma revista publicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Nesse sentido, buscou-se compreender como os aspectos da alfabetização científica estão sendo articulados nessas propostas e como os pós-graduandos propõem o uso do TDC em seu planejamento de ensino. As SD foram elaboradas por pós-graduandos no contexto da disciplina Divulgação Científica, que é ofertada no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais. As dezessete SD produzidas pelos pós-graduandos em 2015 e 2016 foram analisadas com base em referenciais teóricos relacionados às características da divulgação científica e aspectos da alfabetização científica. De acordo com os resultados, verificamos que a maioria dos TDC utilizados nas SD concentra-se na área de ciências biológicas e que o principal critério para a escolha dos TDC foi a presença de relação entre os conteúdos científicos apresentados nos TDC com o conteúdo escolar. A compreensão de conceitos científicos é um dos objetivos mais citados em tais SD. Dentre as estratégias didáticas propostas nas SD destacam-se a leitura dos TDC e discussões em sala de aula. Com relação à presença dos eixos de alfabetização científica, observamos que as SD propostas têm potencial para o desenvolvimento da AC dos estudantes, mesmo que esse objetivo não esteja centrado no plano didático. O eixo estruturante da Alfabetização Científica mais adotado pelos alunos de pós-graduação foi o de “entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente”, presente em aproximadamente 65% das SD. Concluímos que, ao planejarem as SD com o uso dos TDC, os pós-graduandos trazem elementos capazes de promover a alfabetização científica em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO uso de texto de divulgação científica em propostas de sequências didáticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages92 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEnsino de ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseTexto de divulgação científicapt_BR
dc.keywords.portugueseSequência didáticapt_BR
dc.keywords.portugueseRevista Minas Faz Ciênciapt_BR
dc.keywords.portugueseAlfabetização científicapt_BR
dc.keywords.englishScience educationpt_BR
dc.keywords.englishPopular science textpt_BR
dc.keywords.englishDidactic sequencespt_BR
dc.keywords.englishMagazine Minas Faz Ciênciapt_BR
dc.keywords.englishScientific literacypt_BR
dc.orientador.principalOLIVEIRA, Jane Raquel Silva de-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaCNPQ:: Multidisciplinar - Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.pg.linhaEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.date.available2019-11-20T13:09:18Z-
dc.date.accessioned2019-11-20T13:09:18Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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