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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2064
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | SANTOS, Adilson Francisco dos | - |
dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adilson Francisco dos. Sustentabilidade energética nas escolas: estudo de caso em Itajubá – MG. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2064 | - |
dc.description.abstract | Nos últimos cinquenta anos a temática sustentabilidade passou a fazer parte integrante do debate e ser o centro das atenções da comunidade internacional, em resposta e como um alerta ao homem por sua atitude consumista e desenfreada, que para o atendimento de suas demandas e vaidades acaba por negligenciar as leis da natureza, esquecendo-se que os recursos naturais não possuem a capacidade de recomposição na mesma velocidade daquela do consumo. Dessa forma usa-se energia e água sem racionalidade, no consumismo acelerado e na negligência de seu descarte, está criando para si e gerações futuras um passivo de resíduos variados, cuja destinação já enfrenta sérios problemas tanto da existência de áreas apropriadas e disponíveis até a segurança das mesmas no sentido de se evitar a contaminação pelo descarte incorreto de substâncias. Esta dissertação teve por objetivo apresentar como o uso racional e eficiente de água e energia e a destinação correta dos resíduos sólidos podem ser utilizados como ferramenta para a implementação da sustentabilidade ambiental nas escolas estaduais de Minas Gerais, em especial na “Escola Estadual Major João Pereira”, localizada no município de Itajubá. A pesquisa a princípio foi realizada em 21 escolas da Regional de Itajubá contempladas no Programa “Escolas Sustentáveis” da SEE-MG, onde levantaram-se os consumos de energia e água e o montante de resíduos sólidos gerados. Com base nesses dados foi possível apresentar propostas para o melhor uso da água bem como utilizar a água da chuva para fins não potáveis. Em relação à energia elétrica, houve a possiblidade de modernização com a introdução de tecnologias mais eficientes e no que diz respeito aos resíduos gerados a viabilidade da separação e reciclagem. Os resultados alcançados mostram que é possível implementar no ambiente escolar ações que contribuam com a sustentabilidade energética, uma vez que os tempos de retorno das propostas apresentadas sinalizam para a viabilidade de sua execução e que a sua aplicabilidade pode ser estendida para o conjunto das 21 escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Sustentabilidade energética nas escolas | pt_BR |
dc.title.subtitle | estudo de caso em Itajubá - MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 123 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Água | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Eficiência energética | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | .Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.keywords.english | Energy efficiency | pt_BR |
dc.keywords.english | Sustainability | pt_BR |
dc.keywords.english | Solid waste | pt_BR |
dc.keywords.english | Water | pt_BR |
dc.keywords.english | Education | pt_BR |
dc.orientador.principal | YAMACHITA, Roberto Akira | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia de Energia | pt_BR |
dc.pg.area | CNPQ:: Engenharia de Energia | pt_BR |
dc.pg.linha | Planejamento e Gestão de Sistemas Energéticos | pt_BR |
dc.date.available | 2019-11-21T10:30:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T10:30:30Z | - |
dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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