Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSANTOS, Adilson Francisco dos-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Adilson Francisco dos. Sustentabilidade energética nas escolas: estudo de caso em Itajubá – MG. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2064-
dc.description.abstractNos últimos cinquenta anos a temática sustentabilidade passou a fazer parte integrante do debate e ser o centro das atenções da comunidade internacional, em resposta e como um alerta ao homem por sua atitude consumista e desenfreada, que para o atendimento de suas demandas e vaidades acaba por negligenciar as leis da natureza, esquecendo-se que os recursos naturais não possuem a capacidade de recomposição na mesma velocidade daquela do consumo. Dessa forma usa-se energia e água sem racionalidade, no consumismo acelerado e na negligência de seu descarte, está criando para si e gerações futuras um passivo de resíduos variados, cuja destinação já enfrenta sérios problemas tanto da existência de áreas apropriadas e disponíveis até a segurança das mesmas no sentido de se evitar a contaminação pelo descarte incorreto de substâncias. Esta dissertação teve por objetivo apresentar como o uso racional e eficiente de água e energia e a destinação correta dos resíduos sólidos podem ser utilizados como ferramenta para a implementação da sustentabilidade ambiental nas escolas estaduais de Minas Gerais, em especial na “Escola Estadual Major João Pereira”, localizada no município de Itajubá. A pesquisa a princípio foi realizada em 21 escolas da Regional de Itajubá contempladas no Programa “Escolas Sustentáveis” da SEE-MG, onde levantaram-se os consumos de energia e água e o montante de resíduos sólidos gerados. Com base nesses dados foi possível apresentar propostas para o melhor uso da água bem como utilizar a água da chuva para fins não potáveis. Em relação à energia elétrica, houve a possiblidade de modernização com a introdução de tecnologias mais eficientes e no que diz respeito aos resíduos gerados a viabilidade da separação e reciclagem. Os resultados alcançados mostram que é possível implementar no ambiente escolar ações que contribuam com a sustentabilidade energética, uma vez que os tempos de retorno das propostas apresentadas sinalizam para a viabilidade de sua execução e que a sua aplicabilidade pode ser estendida para o conjunto das 21 escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSustentabilidade energética nas escolaspt_BR
dc.title.subtitleestudo de caso em Itajubá - MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages123 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseÁguapt_BR
dc.keywords.portugueseEducaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseEficiência energéticapt_BR
dc.keywords.portuguese.Resíduos sólidospt_BR
dc.keywords.portugueseSustentabilidadept_BR
dc.keywords.englishEnergy efficiencypt_BR
dc.keywords.englishSustainabilitypt_BR
dc.keywords.englishSolid wastept_BR
dc.keywords.englishWaterpt_BR
dc.keywords.englishEducationpt_BR
dc.orientador.principalYAMACHITA, Roberto Akira-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Energiapt_BR
dc.pg.areaCNPQ:: Engenharia de Energiapt_BR
dc.pg.linhaPlanejamento e Gestão de Sistemas Energéticospt_BR
dc.date.available2019-11-21T10:30:30Z-
dc.date.accessioned2019-11-21T10:30:30Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia-
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