Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBATISTA, Karine de Cássia Prado-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationBATISTA, Karine de Cássia Prado. A influência do discurso docente na construção da visão de ciência dos estudantes alinhada aos objetivos do enfoque CTS. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2098-
dc.description.abstractNesta pesquisa, investigou-se, a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática, a influência do discurso docente na compreensão dos alunos acerca de conceitos que abordam a natureza da ciência, tendo como fundamento as vertentes da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. Realizando uma reflexão a respeito do processo de formação da presente pesquisadora/docente, identificou-se a necessidade de compreender se discurso docente embasado no enfoque CTS viabiliza a compreensão dos alunos acerca dos conceitos abordados. Como metodologia, delimitamos a pesquisa como um estudo de caso de forma a caracterizar o contexto que leva em consideração as formações ideológicas e profissionais da docente. A investigação foi realizada em um colégio particular localizado em uma cidade do interior de São Paulo, região do Vale do Paraíba, que se constitui o local de trabalho da pesquisadora/docente. Os instrumentos utilizados para a constituição dos dados são: as transcrições das gravações dos encontros realizadas durante a aplicação da sequência didática, os registros escritos sob a forma de um diário de bordo feito pela docente, e um questionário respondido pelos alunos ao final da investigação. Os resultados mostraram que um discurso docente que utiliza do enfoque CTS possui um discurso polêmico capaz de estabelecer uma instância de interlocução mantida por um jogo ideológico entre alunos-alunos e alunos- professor e que é preciso em alguns momentos um discurso autoritário de forma a representar a autoridade em sala de aula a concluir e definir conceitos que foram discutidos. Dessa forma, os alunos apresentaram compreensões presentes nas categorias: a compreensão de que a Ciência é uma construção social provida de valores; a compreensão da importância da participação da sociedade para a tomada de decisões científicas e tecnológicas e a compreensão de algumas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA influência do discurso docente na construção da visão de ciência dos estudantes alinhada aos objetivos do enfoque CTSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages108 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseCTSpt_BR
dc.keywords.portugueseDiscursopt_BR
dc.keywords.portuguesePrática reflexivapt_BR
dc.keywords.englishSTSpt_BR
dc.keywords.englishSpeechpt_BR
dc.keywords.englishReflective practicept_BR
dc.orientador.principalASSIS, Alice-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaCNPQ::Educaçãopt_BR
dc.pg.linhaEnsino e Aprendizagem na Educação em Ciênciaspt_BR
dc.date.available2020-01-30T18:23:18Z-
dc.date.accessioned2020-01-30T18:23:18Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020008.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.