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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | COSTA, Vívian Ariane de Oliveira | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Vívian Ariane de Oliveira. Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2100 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa investigou, no campo das tendências do desenvolvimento, educação e justiça ambiental, a questão do uso da água em uma escola agroecológica. Justificou-se pela importância da água, recurso finito indispensável à vida, cuja disponibilidade encontra-se em processo de diminuição gradativa, em decorrência do seu uso abusivo e desequilibrado para um projeto de modernidade. A pesquisa procurou compreender o conceito de desenvolvimento, contextualizando-o no tempo histórico e revelou a insuficiência teórica do seu conceito vigente, posto a partir do século XVI, frente à realidade social, saltando à face da pesquisa a circunstância fática de que a concentração de riqueza e expansão da economia, por si só, não alteram as condições de vida da população, pelo contrário, podem representar instrumentos de exploração e exclusão. A pesquisa procurou demonstrar a relação do homem com o meio ambiente, enfrentando resultados que revelam uma postura de arrogância, em que a tecnologia é aplicada em afronta aos processos naturais, com afastamento da ética, substituída pela avidez pelo lucro, com as consequências bem conhecidas na realidade contemporânea e outras ainda incalculáveis. Como hipótese, tem-se a possibilidade das ações de agroecologia tomadas pela escola se caracterizarem como mero instrumento de representação simbólica, desvinculada dos princípios de justiça ambiental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, observações, entrevistas e análise de conteúdo para alcançar os objetivos de verificar a existência do diálogo entre a prática da escola e o discurso do movimento agroecológico e compreender, em parte, a relação do aluno com o uso da água. Como resultado, tem-se em evidência algumas contradições nas práticas da escola, que representam uma irracionalidade também presente em toda sociedade, no que diz respeito ao uso comum da água. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 131 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Uso da água | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Justiça ambiental | pt_BR |
dc.keywords.english | Education | pt_BR |
dc.keywords.english | Development | pt_BR |
dc.keywords.english | Use of water | pt_BR |
dc.keywords.english | Environmental justice | pt_BR |
dc.orientador.principal | RODRIGUES, Rogério | - |
dc.orientador.coorientador | RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade | pt_BR |
dc.pg.area | CNPQ::Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade | pt_BR |
dc.pg.linha | Desenvolvimento e Sociedade | pt_BR |
dc.date.available | 2020-01-31T11:03:22Z | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T11:03:22Z | - |
dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_2020010.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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