Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorCOSTA, Vívian Ariane de Oliveira-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.citationCOSTA, Vívian Ariane de Oliveira. Desenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Gerais. 2019. 131 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2100-
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou, no campo das tendências do desenvolvimento, educação e justiça ambiental, a questão do uso da água em uma escola agroecológica. Justificou-se pela importância da água, recurso finito indispensável à vida, cuja disponibilidade encontra-se em processo de diminuição gradativa, em decorrência do seu uso abusivo e desequilibrado para um projeto de modernidade. A pesquisa procurou compreender o conceito de desenvolvimento, contextualizando-o no tempo histórico e revelou a insuficiência teórica do seu conceito vigente, posto a partir do século XVI, frente à realidade social, saltando à face da pesquisa a circunstância fática de que a concentração de riqueza e expansão da economia, por si só, não alteram as condições de vida da população, pelo contrário, podem representar instrumentos de exploração e exclusão. A pesquisa procurou demonstrar a relação do homem com o meio ambiente, enfrentando resultados que revelam uma postura de arrogância, em que a tecnologia é aplicada em afronta aos processos naturais, com afastamento da ética, substituída pela avidez pelo lucro, com as consequências bem conhecidas na realidade contemporânea e outras ainda incalculáveis. Como hipótese, tem-se a possibilidade das ações de agroecologia tomadas pela escola se caracterizarem como mero instrumento de representação simbólica, desvinculada dos princípios de justiça ambiental. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, observações, entrevistas e análise de conteúdo para alcançar os objetivos de verificar a existência do diálogo entre a prática da escola e o discurso do movimento agroecológico e compreender, em parte, a relação do aluno com o uso da água. Como resultado, tem-se em evidência algumas contradições nas práticas da escola, que representam uma irracionalidade também presente em toda sociedade, no que diz respeito ao uso comum da água.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento, educação e justiça ambiental: um estudo de caso sobre a questão do uso da água em uma escola agroecológica no Sul de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages131 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseDesenvolvimentopt_BR
dc.keywords.portugueseUso da águapt_BR
dc.keywords.portugueseJustiça ambientalpt_BR
dc.keywords.englishEducationpt_BR
dc.keywords.englishDevelopmentpt_BR
dc.keywords.englishUse of waterpt_BR
dc.keywords.englishEnvironmental justicept_BR
dc.orientador.principalRODRIGUES, Rogério-
dc.orientador.coorientadorRIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaDesenvolvimento, Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.pg.areaCNPQ::Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.pg.linhaDesenvolvimento e Sociedadept_BR
dc.date.available2020-01-31T11:03:22Z-
dc.date.accessioned2020-01-31T11:03:22Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
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