Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, Priscila Miranda Silva de | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Priscila Miranda Silva de. O lugar da Educação em Direitos Humanos no currículo de Ciências da Educação Básica. 2019. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2104 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de uma pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, que objetivou identificar a compreensão dos professores de Ciências de 6° ao 9° ano, em três escolas estaduais acerca da relação da temática de Educação em Direitos Humanos e Educação em Ciências. Para que isso fosse possível, esse estudo se norteou em referenciais teóricos para aprofundar os conhecimentos a respeito de Educação em Direitos Humanos, Educação em Ciências e Currículo. A estratégia de coleta de dados utilizada foi a entrevista para conhecer as suas práticas, analisadas pela análise de conteúdo de Bardin, além da leitura de documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais e Temas Transversais para verificar a existência de elementos de Educação em Direitos Humanos nos mesmos. Ao final do processo de análise a pesquisa apresentou como resultado que os professores apresentam concepções superficiais sobre o tema, embora, de acordo com os relatos, dão exemplos em suas falas que nas práticas em sala de aula há a conexão entre o assunto e seus conteúdos e que não tiveram essa temática em suas formações. Considera-se a importância de se trabalhar a Educação em Ciências partindo da contextualização para que se torne um conjunto de conhecimentos acessível e de interesse dos alunos e a Educação em Direitos Humanos se torne grande aliada no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo, assim, uma educação que humaniza e auxilia o aluno a ser um sujeito de direitos. Para isso, os cursos de formação de docentes tem papel fundamental. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | O lugar da educação em direitos humanos no currículo de ciências da educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 198 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação em direitos humanos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Direitos humanos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação em ciências | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Currículo | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Documentos curriculares | pt_BR |
dc.keywords.english | Human rights education | pt_BR |
dc.keywords.english | Human rights | pt_BR |
dc.keywords.english | Science education | pt_BR |
dc.keywords.english | Curriculum | pt_BR |
dc.keywords.english | Curriculum documents | pt_BR |
dc.orientador.principal | STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | CNPQ::Educação | pt_BR |
dc.pg.linha | Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências | pt_BR |
dc.date.available | 2020-01-31T17:07:22Z | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T17:07:22Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2020014.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.