Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSOUZA, Priscila Miranda Silva de-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Priscila Miranda Silva de. O lugar da Educação em Direitos Humanos no currículo de Ciências da Educação Básica. 2019. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2104-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, que objetivou identificar a compreensão dos professores de Ciências de 6° ao 9° ano, em três escolas estaduais acerca da relação da temática de Educação em Direitos Humanos e Educação em Ciências. Para que isso fosse possível, esse estudo se norteou em referenciais teóricos para aprofundar os conhecimentos a respeito de Educação em Direitos Humanos, Educação em Ciências e Currículo. A estratégia de coleta de dados utilizada foi a entrevista para conhecer as suas práticas, analisadas pela análise de conteúdo de Bardin, além da leitura de documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais e Temas Transversais para verificar a existência de elementos de Educação em Direitos Humanos nos mesmos. Ao final do processo de análise a pesquisa apresentou como resultado que os professores apresentam concepções superficiais sobre o tema, embora, de acordo com os relatos, dão exemplos em suas falas que nas práticas em sala de aula há a conexão entre o assunto e seus conteúdos e que não tiveram essa temática em suas formações. Considera-se a importância de se trabalhar a Educação em Ciências partindo da contextualização para que se torne um conjunto de conhecimentos acessível e de interesse dos alunos e a Educação em Direitos Humanos se torne grande aliada no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo, assim, uma educação que humaniza e auxilia o aluno a ser um sujeito de direitos. Para isso, os cursos de formação de docentes tem papel fundamental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO lugar da educação em direitos humanos no currículo de ciências da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages198 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducação em direitos humanospt_BR
dc.keywords.portugueseDireitos humanospt_BR
dc.keywords.portugueseEducação em ciênciaspt_BR
dc.keywords.portugueseCurrículopt_BR
dc.keywords.portugueseDocumentos curricularespt_BR
dc.keywords.englishHuman rights educationpt_BR
dc.keywords.englishHuman rightspt_BR
dc.keywords.englishScience educationpt_BR
dc.keywords.englishCurriculumpt_BR
dc.keywords.englishCurriculum documentspt_BR
dc.orientador.principalSTANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaCNPQ::Educaçãopt_BR
dc.pg.linhaEnsino e Aprendizagem na Educação em Ciênciaspt_BR
dc.date.available2020-01-31T17:07:22Z-
dc.date.accessioned2020-01-31T17:07:22Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
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