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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2110
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | PEREIRA, Deivyson Augusto | - |
dc.date.issued | 2019-11-22 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Deivyson Augusto. Desenvolvimento e construção de um sistema de aquecimento indutivo para ensaios de fadiga isotérmica de baixo ciclo em ligas ferrosas. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá, Itabira, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2110 | - |
dc.description.abstract | Os ensaios mecânicos são amplamente utilizados para a determinação da resistência dos materiais. Além das solicitações estáticas, muitos componentes sofrem esforços cíclicos, tornando o material susceptível a falhar por fadiga. Componentes de máquinas, embora solicitados no regime elástico, podem apresentar solicitações plásticas em pontos de concentração de tensão. A abordagem da fadiga que tem como foco as deformações plásticas é de baixo ciclo, também conhecida como fadiga controlada pela deformação. Além dos esforços cíclicos, os componentes como engrenagens eixos, cabeçotes e blocos de motores podem ser submetidos à temperatura. A combinação da fadiga com a temperatura pode resultar na chamada fadiga isotérmica. No presente trabalho foi projetado e construído um sistema de aquecimento indutivo de baixo custo, com controle de temperatura o qual foi adaptado a uma máquina universal de ensaios, permitindo o estudo das propriedades mecânicas de tração e fadiga isotérmica de baixo ciclo. Para o estudo, foram utilizadas ligas de aço de fabricação mecânica ABNT 1045 e ABNT 4140 e ferros fundidos FC250 e FC300, materiais amplamente utilizados na fabricação de peças solicitadas em fadiga. Ambas as ligas foram ensaiadas em temperatura ambiente (25ºC) e em 250ºC, em ensaios de tração e em fadiga, no último com percentuais de deformação que variaram de 0,2% a 1%. Os ensaios de tração apresentaram queda da tensão de ruptura com o aumento da temperatura para os aços e os ferros fundidos. Os resultados dos testes de fadiga mostraram a influência do percentual de deformação, temperatura e acabamento superficial na resistência. O aumento do percentual de deformação para todos os materiais proporcionou uma queda no número de ciclos para falhar. O aço ABNT 1045 apresentou endurecimento cíclico para todos os percentuais de deformação em temperatura de 250ºC, enquanto o ABNT 4140 pequeno amolecimento cíclico em temperatura ambiente e à 250ºC. Os ferros fundidos apresentaram estabilidade cíclica. Os resultados obtidos por meio do equipamento adaptado para os ensaios são compatíveis com os encontrados na literatura, demonstrando a confiabilidade do sistema desenvolvido. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e construção de um sistema de aquecimento indutivo para ensaios de fadiga isotérmica de baixo ciclo em ligas ferrosas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 121 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Aços | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ferros fundidos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Fadiga de baixo ciclo | pt_BR |
dc.keywords.english | Steels | pt_BR |
dc.keywords.english | Cast irons | pt_BR |
dc.keywords.english | Low-cicle fatigue | pt_BR |
dc.orientador.principal | RENZETTI, Reny Angela | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Materiais para Engenharia | pt_BR |
dc.pg.area | CNPQ::Engenharia - Metais | pt_BR |
dc.pg.linha | Engenharia de Materiais | pt_BR |
dc.date.available | 2020-02-03T17:19:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-03T17:19:20Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_202020.pdf | 9,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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