Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorTEIXEIRA, Mayara Santos-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Mayara Santos. Estudo termodinâmico zerodimensional de motores de ignição por centelha utilizando diferentes combustíveis. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2122-
dc.description.abstractA presente pesquisa trata-se de um estudo termodinâmico zerodimensional de motores de ignição por centelha com o objetivo de avaliar os parâmetros gerais de desempenho, como potência, torque e consumo específico de combustível, resultados do cálculo térmico realizado no software simulink do Matlab utilizando diferentes tipos de combustíveis. O cálculo térmico é baseado na Primeira Lei da Termodinâmica e o levantamento da curva característica exterior de velocidade colabora para a avaliação do comportamento e o desenvolvimento dos motores com alto desempenho, baixos níveis de emissão de poluentes e de consumo de combustível. A Lei de Wiebe é implementada para simular a fração de massa queimada e consequentemente a taxa de calor liberada pela combustão. Os resultados gerados são: representados em curvas características exteriores de velocidade.Primeiro se compara como os diferentes combustíveis influem no desempenho do motor, em seguida é comparado os resultados obtidos através da implementação da lei de Wiebe com os resultados antes de sua aplicação. Logo após se compara o desempenho de mesclas de etanol e gasolina variando o parâmetro taxa de compressão dentro das faixas usuais para cada tipo de combustível em busca de um motor mais eficiente com maior porcentagem de etanol. E por fim os cálculos são validados com a comparação dos resultados deste trabalho com os encontrados na literatura. A metodologia do cálculo térmico avaliada apresenta a mesma tendência encontrada na literatura, no entanto, em valores numéricos, a pressão máxima do ciclo, a potência e o torque são superestimados e o consumo específico subestimado. Isto porque, a hipótese de combustão instantânea a volume constante é a principal causa dos valores elevados de pressão máxima e pressão média efetiva. Outro fator que pode ser relevante para a imprecisão do cálculo térmico são os vários parâmetros adotados dentro de uma faixa de valores empírica.Isto pode ser resolvido em um futuro modelo com a criação de um banco de dados de ensaios experimentais para se entender o desempenho destes parâmetros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEstudo termodinâmico zerodimensional de motores de ignição por centelha utilizando diferentes combustíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages119 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseMotor de ignição por centelhapt_BR
dc.keywords.portugueseCálculo térmicopt_BR
dc.keywords.portugueseSimulinkpt_BR
dc.keywords.portugueseDiferentes combustíveispt_BR
dc.keywords.portugueseLei de Wiebept_BR
dc.keywords.englishSpark ignition enginept_BR
dc.keywords.englishThermal calculationpt_BR
dc.keywords.englishSimulinkpt_BR
dc.keywords.englishDifferent fuelspt_BR
dc.keywords.englishWiebe lawpt_BR
dc.orientador.principalCOBAS, Vladimir Rafael Melian-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Energiapt_BR
dc.pg.areaCNPQ::Engenharias - Engenharia de Energiapt_BR
dc.pg.linhaEngenharia de Energia - Termodinâmicapt_BR
dc.date.available2020-02-05T19:18:12Z-
dc.date.accessioned2020-02-05T19:18:12Z-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia-
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