Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorFUCCIO, Lívia Serretti Azzi-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.citationFUCCIO, Lívia Serretti Azzi. Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/213-
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo analisar o enredo vivenciado pelos educadores e gestores no desenvolvimento do projeto de educação patrimonial no município, tendo como recorte investigar as possibilidades narrativas e redescritivas do uso da literatura nas ações de sensibilização do projeto, se isto se deu de modo efetivo ou não para as mudanças de hábitos e ações, bem como compreender o que havia de significativo nas práticas culturais dos alunos, em especial, nos riscos e rabiscos da escola de ensino médio. Richard Rorty e Jorge Larrosa contribuem com questões centrais para a elaboração da pesquisa. Os dois autores confrontam o credo dogmático do saber que toma o mundo como um lugar a ser representado e o ser enquanto aquele que é. Estão em sintonia também sobre as possibilidades da abertura literária e poética na redescrição e (trans)formação do sujeito por meio da imaginação. Contudo, as defesas que fazem seguem caminhos diferentes, o primeiro tem um cuidado maior com os padrões de formalização e socialização da educação, enquanto o segundo abarca figuras do porvir e da autocriação. O procedimento teórico-metodológico se deu tensionado em consolidar três movimentos interligados e complementares: (I) reavivar as lembranças do que se passou, enquanto uma reflexão da experiência, (II) verificar as possibilidades do uso das narrativas nas práticas pedagógicas como elemento de redescrição e (trans)formação, (III) direcionar estratégias de conversação para as entrevistas com os educadores e gestores, grupos focais com os alunos, além do diálogo com os autores nas leituras e escritos, contemplando a dimensão coletiva desse acontecimento. Buscou-se avaliar os pontos e os contrapontos da educação patrimonial, ao problematizar as produções e mediações do eu nas ações do município. As dimensões discursivas das práticas educacionais, culturais e sociais foram analisadas na medida em que poderiam servir de ferramentas para novas perspectivas de construção e novas formas de convivência e de comportamento frente à violência, enquanto enclausuramento do gesto e da palavra. Por fim, caminhou-se para uma defesa do diálogo, tanto no que diz respeito à avaliação das práticas educacionais quanto às possibilidades narrativas e redescritivas de se elaborar um sentido para o que se passou.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages140 p.pt_BR
dc.keywords.portuguesePolíticas públicaspt_BR
dc.keywords.portugueseEducação patrimonialpt_BR
dc.keywords.portugueseNarrativas redescritivaspt_BR
dc.keywords.portugueseProdução e mediação do eupt_BR
dc.keywords.portugueseDesenvolvimento intelectual e moralpt_BR
dc.keywords.englishRedescritives narrativespt_BR
dc.keywords.englishProduction and mediation of selfpt_BR
dc.keywords.englishIntellectual and moral developmentpt_BR
dc.orientador.principalRODRIGUES, Rogério-
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaMestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.pg.areaDesenvolvimento e Sociedadept_BR
dc.date.available2015-12-04T12:15:37Z-
dc.date.accessioned2015-12-04T12:15:37Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
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