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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | FUCCIO, Lívia Serretti Azzi | - |
dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
dc.identifier.citation | FUCCIO, Lívia Serretti Azzi. Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/213 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo analisar o enredo vivenciado pelos educadores e gestores no desenvolvimento do projeto de educação patrimonial no município, tendo como recorte investigar as possibilidades narrativas e redescritivas do uso da literatura nas ações de sensibilização do projeto, se isto se deu de modo efetivo ou não para as mudanças de hábitos e ações, bem como compreender o que havia de significativo nas práticas culturais dos alunos, em especial, nos riscos e rabiscos da escola de ensino médio. Richard Rorty e Jorge Larrosa contribuem com questões centrais para a elaboração da pesquisa. Os dois autores confrontam o credo dogmático do saber que toma o mundo como um lugar a ser representado e o ser enquanto aquele que é. Estão em sintonia também sobre as possibilidades da abertura literária e poética na redescrição e (trans)formação do sujeito por meio da imaginação. Contudo, as defesas que fazem seguem caminhos diferentes, o primeiro tem um cuidado maior com os padrões de formalização e socialização da educação, enquanto o segundo abarca figuras do porvir e da autocriação. O procedimento teórico-metodológico se deu tensionado em consolidar três movimentos interligados e complementares: (I) reavivar as lembranças do que se passou, enquanto uma reflexão da experiência, (II) verificar as possibilidades do uso das narrativas nas práticas pedagógicas como elemento de redescrição e (trans)formação, (III) direcionar estratégias de conversação para as entrevistas com os educadores e gestores, grupos focais com os alunos, além do diálogo com os autores nas leituras e escritos, contemplando a dimensão coletiva desse acontecimento. Buscou-se avaliar os pontos e os contrapontos da educação patrimonial, ao problematizar as produções e mediações do eu nas ações do município. As dimensões discursivas das práticas educacionais, culturais e sociais foram analisadas na medida em que poderiam servir de ferramentas para novas perspectivas de construção e novas formas de convivência e de comportamento frente à violência, enquanto enclausuramento do gesto e da palavra. Por fim, caminhou-se para uma defesa do diálogo, tanto no que diz respeito à avaliação das práticas educacionais quanto às possibilidades narrativas e redescritivas de se elaborar um sentido para o que se passou. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 140 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Políticas públicas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Narrativas redescritivas | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Produção e mediação do eu | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Desenvolvimento intelectual e moral | pt_BR |
dc.keywords.english | Redescritives narratives | pt_BR |
dc.keywords.english | Production and mediation of self | pt_BR |
dc.keywords.english | Intellectual and moral development | pt_BR |
dc.orientador.principal | RODRIGUES, Rogério | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | pt_BR |
dc.pg.area | Desenvolvimento e Sociedade | pt_BR |
dc.date.available | 2015-12-04T12:15:37Z | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-04T12:15:37Z | - |
dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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