Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALHO, Kaleb Ribeiro | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.identifier.citation | ALHO, Kaleb Ribeiro. Astronomia na prática: a prática como eixo central no processo de formação continuada de professores. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2142 | - |
dc.description.abstract | São muitas as pesquisas que relatam os problemas relacionados ao ensino de conteúdos de Astronomia na educação básica. Em razão desse cenário, surgem enquanto possibilidade, ações de formação continuada voltadas à abordagem da Astronomia para atenuar as lacunas formativas dos professores. Visando contribuir com a formação dos professores para o ensino de Astronomia, esta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o ensino de Astronomia em escolas rurais do município de Brazópolis-MG que oferecem o ensino fundamental II e analisar os potencias para a formação continuada de professores de um curso prático voltado ao ensino de Astronomia. O estudo é de natureza qualitativa e para a coleta de dados fez uso de técnicas de Grupo Focal (GF), aplicação de questionários e gravações em áudio dos discursos dos professores durante as etapas de realização da pesquisa. A análise dos dados coletados aponta que se tratando de conteúdos de Astronomia os professores apresentam muitas dificuldades em virtude de uma formação inicial deficiente dos conteúdos de Astronomia e pela pouca oferta de cursos de formação continuada na área que se adequem a realidade e a disponibilidade dos professores que atuam em escolas rurais. Além disso, mostrou a existência de concepções alternativas especificamente relacionadas a saberes populares típicos da vida rural. A proposta de um curso de formação continuada com enfoque prático se mostrou um importante método para que os professores entendessem os conceitos e fizessem as relações corretas dos fenômenos astronômicos estudados. As atividades do curso proporcionaram momentos de construção coletiva de significados, de compartilhamento de ideias, dúvidas e também de aprendizagens, além de ser um importante aliado para minimizar as dificuldades e disseminar novos recursos e metodologias que os professores podem utilizar para auxiliar e potencializar suas práticas docentes em relação ao ensino de Astronomia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Astronomia na prática | pt_BR |
dc.title.subtitle | a prática como eixo central no processo de formação continuada de professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 143 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino de astronomia | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.keywords.english | Astronomy education | pt_BR |
dc.keywords.english | Elementary school | pt_BR |
dc.keywords.english | In-service teacher training | pt_BR |
dc.orientador.principal | FIGUEIREDO FILHO, Newton de | - |
dc.orientador.coorientador | SILVA, João Ricardo Neves da | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | CNPQ::Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.linha | Ciências - Astronomia | pt_BR |
dc.date.available | 2020-03-04T18:41:43Z | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T18:41:43Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2020040.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.