Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MENEGATTI, Raíssa Rodrigues | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.citation | MENEGATTI, Raíssa Rodrigues. Educação em direitos humanos na formação de professores de ciências da natureza e matemática: um estudo de caso. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2143 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de analisar a formação docente sob a ótica da Educação em Direitos Humanos, dentro de um cenário voltado para os cursos de licenciatura em matemática e ciências da natureza de uma universidade pública brasileira. Com o intuito de compreender o sentido e a importância dessa formação em Educação em Direitos Humanos para os futuros professores, buscou-se elementos dessa formação na prática declarada de professores-formadores e também no currículo. Procurou-se identificar essa formação, através dos discursos de professoresformadores, ressaltando que os documentos oficiais dos cursos de licenciatura também contribuíram para a análise. Dessa forma, dialogou-se com referenciais teóricos apoiados, principalmente, na Educação em Direitos Humanos; e o percurso metodológico encaminhou-se pela hermenêutica, que possibilitou à identificação de antinomias presentes na formação docente, que carecem ser superadas, a fim de se garantir um conjunto de ações, cada vez mais dinâmicas, voltadas para a formação de professores em Educação em Direitos Humanos nos cursos de licenciatura analisados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Educação em direitos humanos na formação de professores de ciências da natureza e matemática | pt_BR |
dc.title.subtitle | um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 102 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Educação em direitos humanos | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Formação de professores | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Concepções docentes | pt_BR |
dc.keywords.english | Education in human rights | pt_BR |
dc.keywords.english | Teacher training | pt_BR |
dc.keywords.english | Teaching conceptions | pt_BR |
dc.orientador.principal | STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade | - |
dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
dc.pg.area | CNPQ::Educação - Formação de Professores | pt_BR |
dc.pg.linha | Educação - Direitos Humanos | pt_BR |
dc.date.available | 2020-03-04T19:05:14Z | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T19:05:14Z | - |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | - |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação _2020041.pdf | 835,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.