Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENEGATTI, Raíssa Rodrigues-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationMENEGATTI, Raíssa Rodrigues. Educação em direitos humanos na formação de professores de ciências da natureza e matemática: um estudo de caso. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2143-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de analisar a formação docente sob a ótica da Educação em Direitos Humanos, dentro de um cenário voltado para os cursos de licenciatura em matemática e ciências da natureza de uma universidade pública brasileira. Com o intuito de compreender o sentido e a importância dessa formação em Educação em Direitos Humanos para os futuros professores, buscou-se elementos dessa formação na prática declarada de professores-formadores e também no currículo. Procurou-se identificar essa formação, através dos discursos de professoresformadores, ressaltando que os documentos oficiais dos cursos de licenciatura também contribuíram para a análise. Dessa forma, dialogou-se com referenciais teóricos apoiados, principalmente, na Educação em Direitos Humanos; e o percurso metodológico encaminhou-se pela hermenêutica, que possibilitou à identificação de antinomias presentes na formação docente, que carecem ser superadas, a fim de se garantir um conjunto de ações, cada vez mais dinâmicas, voltadas para a formação de professores em Educação em Direitos Humanos nos cursos de licenciatura analisados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleEducação em direitos humanos na formação de professores de ciências da natureza e matemáticapt_BR
dc.title.subtitleum estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages102 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducação em direitos humanospt_BR
dc.keywords.portugueseFormação de professorespt_BR
dc.keywords.portugueseConcepções docentespt_BR
dc.keywords.englishEducation in human rightspt_BR
dc.keywords.englishTeacher trainingpt_BR
dc.keywords.englishTeaching conceptionspt_BR
dc.orientador.principalSTANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEducação em Ciênciaspt_BR
dc.pg.areaCNPQ::Educação - Formação de Professorespt_BR
dc.pg.linhaEducação - Direitos Humanospt_BR
dc.date.available2020-03-04T19:05:14Z-
dc.date.accessioned2020-03-04T19:05:14Z-
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Química-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências-
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação _2020041.pdf835,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.