Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorCARDOSO, Juliana de Barros-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.citationCARDOSO, Juliana de Barros. Letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento social. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2189-
dc.description.abstractCom base nos conceitos de letramento digital e desenvolvimento social, este trabalho pretende pesquisar como o letramento digital pode auxiliar na construção da criticidade, dentro de uma sociedade hegemonicamente desenvolvida, por meio da habilidade de pesquisa de informação na web, a partir do contexto de um corpo social inserido nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Como metodologia esta pesquisa utilizou-se de revisão bibliográfica e observação de um grupo, denominado grupo X. Estabeleceu-se a pesquisa sob o ângulo do usuário das TDICs e sob o ponto de vista de autores estudiosos na área de Letramento Digital. Para observar a perspectiva do usuário das TDICs, a pesquisadora observou aulas de letramento digital em um grupo, com identidade resguardada. Para examinar a questão sob o ponto de vista dos autores estudiosos da área, dialogou-se com Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e Loveluck (2014). A discussão situa-se no contexto das TDICs, que surgem como promessa de salvação graças à noção de globalização e acesso universal ao conhecimento, gerando a premissa de sociedades mais igualitárias e desenvolvidas. Isso seria mesmo possível? Durante a pesquisa, foi observado o contraditório existente na noção tradicional que liga o saber tecnológico ao desenvolvimento. Chega-se à conclusão de que não há como mensurar se o letramento digital se faz suficiente para construção de conhecimento e desenvolvimento de competência crítica nos indivíduos, mas possui ferramentas importantes para alertá-los sobre a precarização da informação dentro do espaço digital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleLetramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages104 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.keywords.portugueseLetramento digitalpt_BR
dc.keywords.portugueseDesenvolvimento socialpt_BR
dc.keywords.englishDigital information and communication technologiespt_BR
dc.keywords.englishDigital literacypt_BR
dc.keywords.englishSocial developmentpt_BR
dc.orientador.principalRODRIGUES, Rogério-
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaDesenvolvimento, Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.pg.areaCNPQ:: Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.pg.linhaDesenvolvimento e Sociedadept_BR
dc.date.available2020-07-29T17:14:25Z-
dc.date.accessioned2020-07-29T17:14:25Z-
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturais-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade-
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