Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorTAI JUNIOR, Marcelo-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.citationTAI JUNIOR, Marcelo. Análise do deslocamento de um pig multidiâmetro e da dinâmica do escoamento 2020. 92 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2196-
dc.description.abstractTubulações são o meio de transporte de fluidos mais empregado no mundo devido a sua eficiência, facilidade e segurança. Linhas de tubulações apresentam vida útil e precisam de manutenções ao longo do tempo. Desgastes, corrosões e formação de incrustações são exemplos de avarias que devem ser inspecionadas e devidamente tratadas. Para realizar esse serviço de manutenção, são utilizados os pigs, que são equipamentos capazes de realizar processos de inspeção, limpeza, entre outras funções. O uso da ferramenta é feito colocando a mesma na linha e passando-a através de um fluido com pressão suficiente para empurrar o pig por todo o percurso. É uma tecnologia extremamente necessária que deve ser cuidadosamente projetada, pois sua aplicação nas linhas é um procedimento perigoso. No presente estudo são feitas análises teóricas e experimentais das velocidades que um pig multidiâmetro de 4x8,5 polegadas pode atingir em trechos retos de quatro e sete polegadas. A análise teórica foi realizada aplicando as equações do movimento no pig e resolvendoas por simulação numérica. A análise experimental foi feita através de lançamentos do equipamento em um loop de testes multidiâmetro localizado na Universidade Federal de Itajubá, no Núcleo de Separadores Compactos. O fluido de trabalho foi a água em condições ambiente, com vazões de trabalho de 20, 30, 40 e 50 𝑚3/ℎ e a pressão máxima atingida na lina foi de 10 bar. Além desse estudo, também são observadas as fotos obtidas de testes com o pig referentes aos escoamentos que ocorrem antes, durante e após a passagens do equipamento em alguns trechos transparentes do loop. Conseguiu-se um intervalo de velocidades teóricas compatíveis com as obtidas experimentalmente, mas não foi possível a obtenção de um parâmetro preciso. Quanto aos escoamentos, percebeu-se modificações dos mesmos de acordo com o desempenho do pig.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise do deslocamento de um pig multidiâmetro e da dinâmica do escoamentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages92 p.pt_BR
dc.keywords.portuguesePigpt_BR
dc.keywords.portugueseMultidiâmetropt_BR
dc.keywords.portugueseVelocidadept_BR
dc.keywords.englishPigpt_BR
dc.keywords.englishMulti-diameterpt_BR
dc.keywords.englishVelocitypt_BR
dc.place.presentationUNIFEI - Universidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.pg.areaCNPQ:: Térmica, Fluidos e Máquinas de Fluxopt_BR
dc.pg.linhaEngenharia Mecânicapt_BR
dc.date.available2020-09-04T11:41:19Z-
dc.date.accessioned2020-09-04T11:41:19Z-
dc.contributor.advisor1SILVA, Ana Lúcia Fernandes de Lima e-
dc.contributor.advisor-co1SOUZA, Marcos Aurélio de-
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânica-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica-
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