Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorOLIVEIRA, Lucas Antonio de-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2208-
dc.description.abstractIn this work, the modeling of helicopter Super Lynx was made, followed by the implementation of flight control laws. Flight control were designed in order to "simulate"the pilot commands on the helicopter. The use of flight simulations with control was important in order to perform some handling qualities analysis. For initial analysis, it was used the code for helicopter flight simulations helicoptUnifei5, developed at Unifei and presented on the Final Report Project 351 (2015/2016). In this work, data from the Superlynx model found in the book Padfield(2007) were used, which were implemented in the code used. In carrying out the control, the Universal Integrative Regulator was used. Controller gains were implemented in order to control the helicopter at three different to three different flight conditions within the aircraft envelope. In addition to the numerical variation of the speed, the amplitudes of the controls were changed, which allowed to increase the range controlled by the regulators. After the design of the flight controls laws, some handling qualities were evaluated. The roll axis response criteria of documents ADS-33E was used in the evaluations.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagens e simulações de voopt_BR
dc.subjectLeis de controle de Voopt_BR
dc.subjectAnálise das qualidades de voopt_BR
dc.titleModelagem, simulação e análise das qualidades de voo de um helicópteropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2020-11-05-
dc.date.available2020-11-05T19:49:54Z-
dc.date.accessioned2020-11-05T19:49:54Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7533889985607594pt_BR
dc.contributor.advisor1CUNHA JUNIOR, Sebastião Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136468097738470pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho realizou-se a modelagem da aeronave de asas rotativas modelo Super Lynx e a implementação de leis de controle de vôo para esta aeronave. Para análises iniciais, utilizou-se do código de simulação numérica para voo de helicópteros helicopt􀀀Unifei5 ,desenvolvido na UNIFEI e apresentado no Relatório Final Projeto 351 (2015/2016). Foram utilizados, os dados do modelo Super Lynx encontrados no livro do Padfield(2007), os quais foram substituídos no código citado. Leis de controle de voo foram projetadas para "simular"um piloto comandando o helicóptero. O uso de simulações com controle foi importante para se realizar algumas análises de qualidade de voo. Na realização dos controles foi utilizado o Regulador Integrativo Universal, sendo definido para cada projeto do controlador, parâmetros que buscaram atender três condições de voos distintas dentro do envelope da aeronave, em sua maioria definidos para três velocidades diferentes. Além da variação numérica da velocidade, foram definidas variações nas amplitudes dos sinais de referência desejados, o que resultou em uma ampla faixa alcançada pelos controladores. A utilização do RIU para controle de aeronaves de asas rotativas e sua aplicação para distintas relações de velocidades e amplitudes, se apresenta como novidade. Após o projeto das leis de controle de voo, as qualidades de voo foram avaliadas. Os critérios de resposta do eixo longitudinal dos documentos ADS-33E foram utilizados nas avaliações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEM - Instituto de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEpt_BR
dc.relation.referencesOLIVEIRA, Lucas Antonio de. Modelagem, simulação e análise das qualidades de voo de um helicóptero. 2020. 229 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.pt_BR
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