Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2225
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dc.creatorMORAES, Artur Átila-
dc.date.issued2020-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2225-
dc.description.abstractThis work presents a simulation in MATLAB/Simulink environment of a model based on an electric vehicle, E-Power V1, built by the EcoVeículo team. Initially, the history of electric vehicles is introduced until it reaches its current moment of high relevance and demonstrating the reason for still having the disadvantage of having a low autonomy. Based on this, the work is justified by proposing a way to recover energy through regenerative braking, using the VE model of the EcoVeículo team as a model. Thus, the work demonstrates the basic principles of electric motors, focused on the synchronous motor of permanent magnets. Three techniques (single-switch, two-switches and three-switches) of regenerative braking and the equation of the main forces acting on the model are also demonstrated. Finally, the parameters used in the modeling and assembly of the simulation through blocks and functions in MATLAB / Simulink environment are exposed. Through simulation, the results of energy efficiency, accommodation time, electrical torque and error in steady state are presented, being less than 1% in all techniques. In the conclusion, it is discussed the possibility of, as a future work, implementing the three-switches technique, which was more successful in energy recovery, reaching 79.1% of energy efficiency with 3678W recovered, in addition to the advantage of being the only technique sensorless. In this way, the work contributes to the EcoVeículo team by implementing regenerative braking technology in a simulation of the E-Power V1 electric vehicle and showing the competitive advantage when using the technique.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVeículo Elétricospt_BR
dc.subjectFrenagem Regenerativapt_BR
dc.subjectMotor síncrono de imãs permanentespt_BR
dc.subjectSimulink/MATLABpt_BR
dc.titleSimulação em MATLAB/Simulink da frenagem regenerativa de um motor síncrono de Imãs permanentes aplicada ao veículo da equipe ecoveículo da UNIFEIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2020-11-20-
dc.date.available2020-11-20T17:24:23Z-
dc.date.accessioned2020-11-20T17:24:23Z-
dc.creator.LattesLattes: http://lattes.cnpq.br/7990082668094662pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Luis Henrique de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3369026753730781pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma simulação em ambiente MATLAB/Simulink de um modelo baseado em um veículo elétrico (VE), E-Power V1, construído pela equipe EcoVeículo. Inicialmente, a história dos veículos elétricos é introduzida até chegar ao seu momento atual de alta relevância e demonstrando o motivo de ainda possuir a desvantagem de ter uma baixa autonomia. Baseado nisso, o trabalho é justificado propondo uma forma de recuperar energia através da frenagem regenerativa, utilizando como modelo o VE da equipe EcoVeículo. Assim, o trabalho demonstra os princípios básicos dos motores elétricos, focado no motor síncrono de imãs permanentes. Também são demonstradas três técnicas (single-switch, two-switches e three-switches) de frenagem regenerativa e o equacionamento das principais forças que agem sobre o modelo. Por fim, são expostos os parâmetros utilizados na modelagem e a montagem da simulação através de blocos e funções em ambiente MATLAB/Simulink. Através da simulação, são apresentados os resultados da eficiência energética, o tempo de acomodação, o torque elétrico e o erro em regime permanente, sendo menor que 1% em todas as técnicas. Na conclusão, é discutida a possibilidade de, como um trabalho futuro, implementar a técnica three-switches, que teve maior êxito na recuperação de energia, atingindo 79,1% de eficiência energética com 3678W recuperados, além da vantagem de ser a única técnica sensorless. Dessa forma, o trabalho contribui com a equipe EcoVeículo, implementando a tecnologia de frenagem regenerativa em uma simulação do veículo elétrico E-Power V1 e mostrando a vantagem competitiva ao fazer uso da técnica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIA ELÉTRICA:: MICROELETRÔNICApt_BR
dc.relation.referencesMORAES, Artur Átila. Simulação em MATLAB/Simulink da frenagem regenerativa de um motor síncrono de Imãs permanentes aplicada ao veículo da equipe ecoveículo da UNIFEI. 2020. 60 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.pt_BR
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