Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorMARQUES, Tamirys Meirielle-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2229-
dc.description.abstractThis work proposes to approach the quota students' understanding of the vacancy reservation system in a public university in the south of Minas Gerais, after the approval of Law 12. 711 of 2012 (Quota Law). Research is currently gaining relevance due to the implementation of a public policy that allows access to certain groups that have been away from the public university for many years. The objectives are: to identify how quota students understand the system for reserving places (quotas) at a public university in the south of Minas, describe the contributions and impasses of the quota policy in the view of quota students and investigate the conditions of access and permanence of students who entered the researched university through quotas. The guiding question is: what is the understanding of quota students about the reservation system (quotas) at a university in the south of Minas Gerais? In this study, research with a qualitative approach was chosen, which is characterized by being concerned with aspects of reality that cannot be quantified. As a data collection instrument, questionnaires were sent from Google Forms to quota students who entered the year 2016 from both university campuses and who were with active enrollment. The year 2016 was chosen because it was the first year in which the researched institution, in compliance with the provisions of the Quota Law, reserved 50% of the total vacancies for admission by quota. The research sample consists of 90 responses. Data analysis was performed based on the content analysis (CA) technique. With this methodological proposal it was possible to know the meanings of the phenomena that permeate the origin of the quota policy, as well as to know the students' understanding of the policy. The students' responses showed that access to university means diverse opportunities, access to knowledge, profession and achievement. It was found that quota students face barriers to stay at the university, such as: financial issues, psychological pressure, anxiety generated as a result of the disciplines, pedagogical difficulties, among others. Considering the difficulties experienced by this public and the opportunity of access to higher education as a means to have a greater development and improvement in the quality of life of the popular classes, it is understood that it is up to the university to turn its eyes on removing impasses and build affirmative policies to deal with the diversity related to class, race, gender, disability, among other issues brought by the new public in higher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectLei de cotaspt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleDesenvolvimento, educação e a política de cotas: contribuições e impasses da ação afirmativa na compreensão dos estudantes cotistas de uma universidade no Sul de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2020-12-03-
dc.date.available2020-12-03T11:45:07Z-
dc.date.accessioned2020-12-03T11:45:07Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2699702491200038pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Rogério-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509356707584426pt_BR
dc.contributor.advisor-co1FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9785887550619619pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe abordar a compreensão dos estudantes cotistas sobre o sistema de reservas de vagas em uma universidade pública no Sul de Minas Gerais, a partir da aprovação da Lei 12. 711 de 2012 (Lei de Cotas). A pesquisa ganha relevância atualmente pela operacionalização de uma política pública que permite o acesso de determinados grupos que estiveram por muitos anos distantes da universidade pública. Os objetivos deste estudo consistem em: identificar como os estudantes cotistas compreendem o sistema de reserva de vagas (cotas) em uma universidade pública no Sul de Minas, descrever as contribuições e impasses da política de cotas na visão dos estudantes cotistas e investigar as condições de acesso e permanência dos estudantes que ingressaram na universidade pesquisada por meio das cotas. Como questão norteadora tem-se: qual a compreensão dos estudantes cotistas sobre o sistema de reserva de vagas (cotas) em uma universidade no Sul de Minas Gerais? Neste estudo, optou-se pela pesquisa com abordagem qualitativa, que se caracteriza por preocupar-se com aspectos da realidade que não podem ser quantificados. Como instrumento de coleta de dados foram enviados questionários a partir da plataforma Google Formulários aos alunos cotistas ingressantes no ano de 2016 de ambos os campi da universidade e que se encontravam com as matrículas ativas. O ano de 2016 foi escolhido por ser o primeiro ano em que a instituição pesquisada, atendendo ao disposto na Lei de Cotas, reservou 50% do total de vagas para o ingresso por cotas. A amostra da pesquisa constitui-se de 90 respostas. A análise dos dados foi realizada com base na técnica análise de conteúdo (AC). Com essa proposta metodológica foi possível conhecer as significações dos fenômenos que permeiam a origem da política de cotas bem como, conhecer a compreensão dos estudantes sobre a política. As respostas dos estudantes demonstraram que o acesso à universidade significa oportunidades diversas, acesso ao conhecimento, profissão e conquista. Verificou-se que os estudantes cotistas enfrentam barreiras para permanecer na universidade como: questões financeiras, pressão psicológica, ansiedade gerada em decorrência das disciplinas, dificuldades pedagógicas, dentre outras. Considerando as dificuldades vivenciadas por esse público e a oportunidade de acesso à educação superior como um meio para que se tenha um maior desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida das classes populares, se entende que compete à universidade voltar seus olhares em destituir os impasses e construir políticas afirmativas para lidar com as diversidades relacionadas a classe, raça, gênero, deficiência, dentre outras questões trazidas pelo novo público no ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIRN - Instituto de Recursos Naturaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::MULTIDISCIPLINAR III::ENGENHARIA/TECNOLOGIA/GESTÃOpt_BR
dc.relation.referencesMARQUES, Tamirys Meirielle. Desenvolvimento, educação e a política de cotas: contribuições e impasses da ação afirmativa na compreensão dos estudantes cotistas de uma universidade no Sul de Minas Gerais. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.pt_BR
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