Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSILVA, Simone dos Santos Venturelli Antunes da-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2238-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the conceptions of teachers regarding education mediated by digital games to students with Intellectual Disabilities (ID). The research was developed in 4 schools: municipal, state, special and private; each with the largest number of students with ID in their context, in a city of the state of Minas Gerais - Brazil. Eight teachers have participated in this study, among them one from Specialized Educational Service, from the regular classroom, a computer teacher and support teacher. To participate, the teacher should teach mathematics and students with ID, so semi-structured interviews were conducted. Results indicate that digital games have small use in school, only 3 teachers use this resource. Teachers refer difficulties due to no technical support, lack or damaged computers, lack of quality internet, as well as insecurity due to lack of skills and training to deal with computers and didactic software and appropriate digital games. Other observations pointed by them are the need for planning and articulation of digital games with the classroom content and the student's level of comprehension. Teachers generally also agree about the benefits to student learning using digital games for learning purposes. We also identified that among the teachers surveyed, technology and digital games are coming first to special education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleAs concepções de professores sobre o uso de jogos digitais com alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2020-12-12-
dc.date.available2020-12-08T12:08:55Z-
dc.date.accessioned2020-12-08T12:08:55Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8711882884700864pt_BR
dc.contributor.advisor1FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9785887550619619pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visa analisar as concepções dos professores quanto ao ensino mediado por jogos digitais para alunos com Deficiência Intelectual (DI). A pesquisa foi desenvolvida em 4 escolas: municipal, estadual, especial e particular; cada uma com a maior quantidade de alunos com DI no seu contexto, em uma cidade do estado de Minas Gerais. Participaram deste estudo 8 professores, entre eles o do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da sala regular, de informática e de apoio. Para participar, o docente deveria ensinar matemática e ter alunos com DI, sendo que foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Resultados apontam que jogos digitais são pouco utilizados, já que apenas 3 deles se utilizavam deste recurso. Os mestres sentem dificuldades devido à carência de suporte técnico, de computadores ou equipamentos danificados, ausência de internet de boa qualidade, além de insegurança por falta de capacitação e treinamento para lidar com os computadores e softwares didáticos e desconhecimento de jogos digitais adequados. Outras observações apontadas por eles são a necessidade de planejamento e articulação do jogo digital com o conteúdo em sala de aula e o nível de compreensão do aluno. Os professores, de uma forma geral, também concordam que utilizar jogos digitais com objetivos didáticos beneficia o aprendizado do aluno. Identificamos ainda que, entre os professores pesquisados, a tecnologia e jogos digitais estão chegando primeiramente à educação especial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Simone dos Santos Venturelli Antunes da. As concepções de professores sobre o uso de jogos digitais com alunos com deficiência intelectual. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.pt_BR
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