Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACHADO, Elizabeth de Oliveira-
dc.date.issued2020-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2245-
dc.description.abstractThis research aims to identify the Specialized Knowledge mobilized by an undergraduate mathematics student and a mathematics teacher from a public elementary school after a work carried out in a university-basic education partnership, regarding an equation of a straight line. It is a qualitative research, in which data were produced through audio-recording of seven meetings, five of which were dedicated to discussions and planning, and two to the application of activities in a third-year class in high school. The first activity was applied in the university's computing laboratory and the second in the school classroom. Data analysis was performed in the light of the theoretical perspective of the Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) pattern. The results showed that: i) the mathematics undergraduate student increased her specialized knowledge mobilized after the work carried out in partnership with a teacher thus ratifying the relevance and pertinence of the partnership for the construction and increase of the teacher’s specialized knowledge; ii) the need to devote more attention to the initial training of future mathematics teachers in relation to the construction of the PCK, in particular to the Knowledge of Features of Learning Mathematics (KFLM) and to the Knowledge of Mathematical Learning Standards (KMLS); iii) well as the expressive mobilization of context knowledge by the Basic Education Mathematics teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectParceria universidade-educação básicapt_BR
dc.subjectConhecimento especializado mobilizadopt_BR
dc.subjectEquação da retapt_BR
dc.titleO conhecimento especializado e mobilizado na parceria entre uma licencianda e uma professora do ensino médio na proposta de tarefas para o estudo de equação da retapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2020-12-08-
dc.date.available2020-12-08T19:32:16Z-
dc.date.accessioned2020-12-08T19:32:16Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7039645918554675pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Agenor Pina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5871402136758674pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, João Ricardo Neves da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5821775579111920pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar o Conhecimento Especializado mobilizado por uma licencianda em Matemática e uma Professora de Matemática do ensino básico da rede pública após um trabalho realizado num contexto de parceria entre universidade-educação básica, sobre Equação da Reta. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de áudio-gravação de sete encontros, dos quais cinco foram dedicados às discussões e planejamento, e dois à aplicação das atividades em uma turma de terceiro ano do ensino médio, cuja primeira atividade foi aplicada no laboratório de informática da universidade e a segunda na sala de aula da escola. A análise dos dados foi realizada à luz da perspectiva teórica do modelo Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK). Os resultados mostraram que: i) a licencianda em Matemática aumentou seu conhecimento especializado mobilizado após o trabalho realizado em parceria com uma professora, ratificando, assim, a relevância e pertinência da parceria para a construção e aumento do conhecimento especializado do professor de matemátic; ii) a necessidade de se dedicar maior atenção na formação inicial de futuros professores de Matemática em relação à construção do PCK, em especial ao Conhecimento da Característica da Aprendizagem Matemática (KFLM) e ao Conhecimento dos Parâmetros da Aprendizagem Matemática (KMLS); iii) a mobilização expressiva do conhecimento do contexto pela professora de Matemática da Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesMACHADO, Elizabeth de Oliveira. O conhecimento especializado e mobilizado na parceria entre uma licencianda e uma professora do ensino médio na proposta de tarefas para o estudo de equação da reta. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020127.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.