Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Meire Cristina Ladeira Santos-
dc.date.issued2020-09-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2246-
dc.description.abstractThe present work “Conceptions and inclusive practices of science and mathematics teachers: a study in the municipality of Itajubá” aims to know the reading, which teachers have, about inclusion and how it influences their actions in the classroom and, in particular, in Science and Mathematics Teaching. By understanding what their representations are, we will be closer to understanding their practice in school routine. This research took a qualitative approach. Data collection was carried out by means of an electronic questionnaire and had the spontaneous participation of 27 (twenty-seven) teachers from the municipal school system and who had at least one (01) PAEE student and semi-structured interview with 06 (six) regular class teachers and 01 (one) AEE teacher. The analysis of the results indicated that, in general, the difficulties / barriers pointed out by the teachers participating in this research are not different from those found in the literature, such as: lack of professional preparation, school and family partnership, absence of a multidisciplinary team, classroom with an excessive number of students, among others. They understand that the inclusion of a PAEE student in regular education is a right guaranteed by law and that goes far beyond the offer of places. You need to offer quality education. It is hoped that this work can promote discussions and reflections for the construction of an inclusive school, which welcomes everyone and offers a quality inclusive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepção de professorespt_BR
dc.subjectPrática inclusiva e ensino de ciências e matemática séries iniciaispt_BR
dc.titleConcepções e práticas inclusivas de professores de ciências e matemática: um estudo no município de Itajubápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2020-12-08-
dc.date.available2020-12-08T19:59:11Z-
dc.date.accessioned2020-12-08T19:59:11Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1552976872393029pt_BR
dc.contributor.advisor1FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9785887550619619pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho “Concepções e práticas inclusivas de professores de ciências e matemática: um estudo no município de Itajubá” teve por objetivo conhecer as concepções que os professores possuem a respeito da inclusão e de que forma estas influenciam suas ações em sala de aula e, em especial, no Ensino de Ciências e Matemática. Ao compreender as suas concepções, mais próximo estaremos em entender sua prática no cotidiano escolar. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de questionário eletrônico e contou com a participação espontânea de 27 (vinte e sete) professores da rede municipal de ensino e que possuíam pelo menos um (01) aluno PAEE, além de entrevista semiestruturada realizada com 06 (seis) professores da classe regular e 02 (dois) professores do AEE. A análise dos resultados indicou que, de um modo geral, as dificuldades/ barreiras apontadas pelos professores participantes desta pesquisa não se diferem daquelas encontradas na literatura, tais como: falta de preparo profissional, parceria escola e família, ausência de uma equipe multidisciplinar, sala de aula com número excessivo de alunos, dentre outros. Compreendem que a inclusão de aluno PAEE no ensino regular é um direito garantido por lei e que vai muito além do oferecimento de vagas. Necessita oferecer um ensino de qualidade. Espera-se que este trabalhado possa promover discussões e reflexões para a construção de uma escola inclusiva, que acolha a todos e ofereça uma educação inclusiva de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Meire Cristina Ladeira Santos. Concepções e práticas inclusivas de professores de ciências e matemática: um estudo no município de Itajubá. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020128.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.