Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALKMIM, Guilherme Módena-
dc.date.issued2020-10-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2247-
dc.description.abstractThis research aimed to identify and characterize the presence of popularization of scien ce PS ) and non formal education ( NFE ) in teacher education curricula from the areas of Physics, Chemistry, Biological Sciences and Mathematics. This research is of the documentary type, in which we set out as an outline the analysis of Pedagogical Course Projects (PCP) of licentiate degree in the aforementioned areas offered by federal universities in the State of Minas Gerais. As a methodology for data analysi s, we adopt Content Analysis, seeking to identify and characterize in PC P the form and objectives by which aspects of PS and NFE are proposed in teacher education. 59 PPC from 11 universities were analyzed. Data analysis showed the presence of aspects of P S and NFE in 44 PC P ( Among these, 36 presented elements inserted predominantly in mandatory curricular components (61%), as mandatory subjects and / or in supervised internships. In 8 PC P s, this approach of PS and NFE was proposed in optional subjects (13,55%) 13,55%). Some PCP (23) d idn’t include such elements in mandatory or optional curricular components, only mentioning them in other parts of the document (39%), such as course objectives, graduate profile, etc. We found 15 PCP (25.4%) that do not offer any type of mention regarding the inclusion of aspects of PS and NFE in the analyzed curricula. We identified in the PCP the following objectives associated with the insertion of aspects of PS and NFE in the teaching curriculum: to know concepts, characteristics and strategies of PS a nd NFE ; We identified in the PCP the following objectives associated with the insertion of aspects of PS and NFE in the teaching curriculum: to know concepts, characteristics and strategies of PS and NFE ; develop the ability to develop materials for PS and NFE; knowing how to articulate the PS and NFE tools or spaces with formal education; prepare the licensee for p rofessional performance in the PS and NFE spaces; promote PS and NFE activities for the community. The results showed that, in general, most PC P s in the areas of Physics, Chemistry, Biological Sciences and Mathematics analyzed in this study contemplate in some way the approach of aspects of PS and NFE in teacher education. However, in many cases, this issue was mentioned in a generic way or without much detail, not allowing to measure the breadth of this training in the courses , possibly explained by the po wer disputes embedded in the elaboration of the curriculum, they act as a formative plurality of the agents that work in the construction of these documents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPesquisa documentalpt_BR
dc.titleA divulgação científica e a educação não formal em projetos pedadógicos de cursos de licenciatura em química, física, ciências biológicas e matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2020-12-08-
dc.date.available2020-12-08T20:30:04Z-
dc.date.accessioned2020-12-08T20:30:04Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9486561224663130pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Jane Raquel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2800602875373171pt_BR
dc.description.resumoE sta pesquisa te ve como objetivo identificar e caracterizar a presença da divulgação científica (DC) e da educação não formal (ENF) nos currículos licenciatura nas áreas de Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática. Esta pesquisa é do tipo documental na qual estabelecemos como recorte a análise de Projetos Pedagógico s de Curso (PPC) de licenciatura das referidas áreas ofertados por universidades federais do Estado de Minas Gerais. Como metodologia de análise dos dados adotamos a Análise de Conteúdo , buscando identificar e caracterizar nos PPC a forma e os objetivos p elos quais aspectos de DC e da ENF são propostos na formação docente. Foram analisados 59 PPC de 11 universidades. A análise dos dados evidenciou a presença de aspectos da DC e da ENF em 44 PPC ( 74,6%). Dentre estes, 36 apresentaram elementos inseridos predominantemente em componentes curriculares obrigatórios 61 %), como d isciplinas obrigatórias e/ou nos estágios supervisionados. Em 8 PPC essa abordagem da DC e ENF foi proposta em disciplinas optativas 13,5 %). Alguns PPC 23 ) não inseriram tais elementos em componentes curriculares obrigatórios ou optativos, apenas mencionando os em outras partes do documento ( 39 %), como objetivos do curso, perfil do egresso E ncontramos 15 P P C ( que não oferecem nenhum tipo de menção relativa à inserção de aspectos da DC e da ENF nos currículos analisados. Identificamos nos PPC os seguintes objetivos associados à i nserção de aspectos da DC e da ENF no currículo docente : c onhecer conceitos, características e estratégias da DC e da ENF; desenvolver a capacidade de elaborar materiais para DC e ENF; s aber articular as ferramentas ou espaços de DC e ENF com a educação formal; p reparar o licenciando para atuação profissional nos espaços de DC e de ENF; promover atividades de DC e ENF para a comunidade. Os resultados evidenciaram que, em geral, a maioria dos PPC das áreas de Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática analisados neste estudo contemplam de alguma forma a abordagem de aspectos d a DC e da ENF na formação docente. No entanto, em muitos casos, tal questão estava mencionada de forma genérica ou sem muito detalhamento, não possibilitando dimensionar a amplitude dessa formação nos cursos , possivelmente explicado pela s disputas de poder embebidas na elaboração do currículo, ass i m como pluralidade formativa dos agentes que atuam na construção desses documentospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesALKMIM, Guilherme Módena. A divulgação científica e a educação não formal em projetos pedadógicos de cursos de licenciatura em química, física, ciências biológicas e matemática. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2020129.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.