Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorFACHINI, Fernando-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2277-
dc.description.abstractThe aim of this master thesis is to compare voltage and system loading mapping capabilities of a variety of regression algorithms, such as Adaptive Network based Fuzzy Inference System (ANFIS), Artificial Neural Networks (ANN), K-Nearest Neighbors (KNN), Support Vector Regression (SVR), and Decision Tree (DT). A voltage sensitivity matrix is generated from the power flow Jacobian matrix for a loading scenario near the unstable point. Principal Component Analysis (PCA) is used to separate the system, close to the critical point, in order to group the buses into coherent voltage controlling areas. For different reactive power injection scenarios, we have different bus voltages that can be mapped by the aforementioned regression algorithms. The algorithms are trained with limited amounts of data, in order to establish a fair comparison between them. The present work shows that ANFIS and KNN have a better performance in critical voltage and load prediction when compared to the rest. The academic IEEE 14 and 118 bus systems are employed with all its limits considered, so the results may be reproduced.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlgoritmos de regressãopt_BR
dc.subjectANFISpt_BR
dc.subjectKNNpt_BR
dc.subjectPCApt_BR
dc.subjectÁreas de controle de tensãopt_BR
dc.titleA comparison of machine learning regression models for critical bus voltage and load mapping with regards to max reactive power in pv buses.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-02-11-
dc.date.available2021-02-11T13:37:41Z-
dc.date.accessioned2021-02-11T13:37:41Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3862818185057428pt_BR
dc.contributor.advisor1FULY, Benedito Isaias Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147889968100804pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação de mestrado é comparar as capacidades de mapeamento de tensão e carregamento do sistema para uma variedade de algoritmos de regressão, como Adaptive Neuro-Fuzzy Inference System (ANFIS), Artificial Neural Networks (ANN), KNearest Neighbors (KNN), Support Vector Regression (SVR) e Decition Tree (DT). Uma matriz de sensibilidade à tensão é gerada a partir da matriz Jacobiana do fluxo de potência para um cenário de carregamento próximo ao ponto instável. A Análise de Componentes Principais (PCA) é usada para separar o sistema, próximo ao ponto crítico, a fim de agrupar os barramentos em áreas de controle de tensão coerentes. Para diferentes cenários de injeção de potência reativa, temos diferentes tensões de barramento que podem ser mapeadas pelos algoritmos de regressão mencionados acima. Os algoritmos são treinados com quantidades limitadas de dados, a fim de estabelecer uma comparação justa entre eles. O presente trabalho mostra que ANFIS e KNN têm um melhor desempenho em tensão crítica e previsão de carga quando comparados aos demais. Os sistemas de barramento acadêmico IEEE 14 e 118 são empregados com todos os seus limites considerados, portanto os resultados podem ser reproduzidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIApt_BR
dc.relation.referencesFACHINI, Fernando. A comparison of machine learning regression models for critical bus voltage and load mapping with regards to max reactive power in pv buses. 2020. 65 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.pt_BR
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