Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Leandro Cavalcante-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2286-
dc.description.abstractEntrepreneurship Education is today an extensive challenge for Higher Education Institutions, which are strong promoters of socioeconomic development through the training of entrepreneurs and the advancement of entrepreneurship. Within the context, we find an entrepreneurship program, called “Desafio dos 50 Reais”, offered to the Business Administration students from Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena. The aforementioned challenge was initially implemented in 2015 has, since then, undergone reformulations year after year compared to what is found in the literature as best practices and pedagogical strategies. These improvements were conceived based on an entrepreneurship education offered in an uncertain and ambiguous environment, developing a creation mindset (effectuation) on students, besides having structured pedagogical strategies from entrepreneurship as a method. The present study carried out a case study of the program’s reformulation based on a historical documentary analysis between the years 2015-2017, and a documentary analysis of the reformulated D50 for 2018, together with qualitative perceptions collected from the participating students. It is concluded that the entrepreneurship program presents clear evidence of conformity with the literature and precepts of entrepreneurship as a method, in addition to a rethought journey for training entrepreneurs. Lastly, a D50 implementation kit was developed containing an implementation manual, documentation, theoretical framework in order to replicate this program and strengthen the training of entrepreneurs in local contexts.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducação empreendedorapt_BR
dc.subjectPedagogia empreendedorapt_BR
dc.subjectEfetuaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem experiencialpt_BR
dc.titleO pensar e o agir empreendedor: uma proposta de um kit para formação de empreendedorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-02-14-
dc.date.available2021-02-15T18:13:08Z-
dc.date.accessioned2021-02-15T18:13:08Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4502742996958781pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, José Gilberto da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952260428621782pt_BR
dc.description.resumoA Educação Empreendedora (EE) é um extenso desafio para as Instituições de Ensino Superior (IES), fortes promotoras do desenvolvimento socioeconômico por meio da formação de empreendedores, e no fomento ao empreendedorismo. Nesse contexto, encontra-se um programa de formação de empreendedores oferecido aos alunos do curso de Administração do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, unidade de Lorena, conhecido como “Desafio dos 50 Reais” (D50). O desafio foi implementado em 2015 e foi, desde então, passando por reformulações ano após ano frente ao encontrado na literatura como melhores práticas e estratégias pedagógicas. Estas reformulações se baseiam nos preceitos de uma educação empreendedora ofertada em um ambiente de incertezas e ambiguidade, desenvolvendo nos alunos participantes as lógicas de criação (effectuation); além de ações pedagógicas estruturadas no empreendedorismo como um método. O estudo aqui apresentado realizou um estudo de caso dessa reformulação do programa em base a análises documentais histórica dessa reformulação entre os anos de 2015-2017, e uma análise documental do D50 reformulado para 2018, juntamente com percepções qualitativas coletadas dos alunos participantes. Conclui-se que D50 hoje possui claras evidências de concordância com a literatura e os preceitos do empreendedorismo como um método, além de uma jornada repensada para a formação de empreendedores. Por fim, construiu-se um kit de implementação do D50, disponibilizado com um manual de implementação, documentações, referencial teórico no intuito de replicação desse programa e fortalecimento da formação de empreendedores em contextos locais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesCOSTA, Leandro Cavalcante. O pensar e o agir empreendedor: uma proposta de um kit para formação de empreendedores. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021020.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.