Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Antonio Sergio da
dc.date.issued2015-04
dc.identifier.citationSILVA, Antonio Sergio da. Adequação do Modelo de Gestão da ISO 9001 para um Núcleo de Educação a Distância. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/231-
dc.description.abstractA atual situação econômica mundial e o crescente aumento da competitividade entre as empresas fazem com que a qualidade seja um fator determinante para manter as organizações no mercado. O setor de serviços se evidencia por seu crescimento significativo em todo mundo e também está inserido neste contexto, buscando a excelência dos serviços ofertados. Considerando as características dos setores de serviços, de modo especial dos serviços educacionais, este trabalho teve como objetivo a adequação de um modelo de Gestão da Qualidade baseado nos requisitos da norma ISO 9001 para um Núcleo de Educação a Distância, a fim de apoiar o planejamento, a implantação e a melhoria dos processos. O caminho percorrido pela Instituição na busca da certificação ISO 9001 demostra a complexidade da implantação de um SGQ, em especial no sistema de educacional. Para aplicação dos requisitos da norma ISO 9001, foi desenvolvido um modelo de aplicação com uma linguagem normativa voltada para instituições educacionais, contendo quatro etapas e diversas fases. Considerando que o pesquisador atuou diretamente no desenvolvimento e aplicação do modelo, a abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa-ação. Dentre os principais benefícios alcançados destacam a maior facilidade de identificar as necessidades dos clientes, eliminação de atividades que não agregam valor, conscientização da equipe de colaboradores em relação à qualidade, diminuição da taxa de evasão dos alunos e o de proporcionar à alta direção ferramentas para tomada de decisão, buscando sempre atentar às necessidades dos clientes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAdequação do Modelo de Gestão da ISO 9001 para um Núcleo de Educação a Distância.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.placeItajubápt_BR
dc.pages140 p.pt_BR
dc.keywords.portugueseEducação a Distânciapt_BR
dc.keywords.portugueseSetor de Serviçospt_BR
dc.keywords.portugueseGestão da Qualidadept_BR
dc.keywords.portugueseISO 9001pt_BR
dc.keywords.englishDistance Educationpt_BR
dc.keywords.englishService Sectorpt_BR
dc.keywords.englishQuality Managementpt_BR
dc.orientador.principalTURRIONI, João Batista
dc.place.presentationUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.pg.programaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.pg.areaEngenharia de Produçãopt_BR
dc.date.available2015-12-09T11:36:19Z
dc.date.accessioned2015-12-09T11:36:19Z
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva8_2015.pdf5,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.