Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Juliana Fernandes-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2349-
dc.description.abstractOne of the strategies that have been used in higher education for its modernization are active methodologies. Unlike traditional teaching, they seek a more active role for students during the educational process. Thus, given the context of low engagement that higher education is in, the objective of this work is to analyze student engagement and learning from the use of active methodologies Peer Instruction and Just-in-Time Teaching in a discipline of Teaching Practice I of the Physics Degree course at the Federal University of Itajubá, in a remote teaching context. For this, a literature review was first carried out in order to understand the main demands and theories on engagement and active methodologies. After that, the Peer Instruction and Just-in-Time Teaching methodologies were implemented in the Teaching Practice I discipline. From the notes in the field diary and data collection in the online classroom, the effectiveness of the methodologies for learning and for the engagement of the students was analyzed through the binomial statistical test and a questionnaire. Thus, the responses of 21 pairs of conceptual questions, applied through the dynamics of the Peer Instruction methodology, were analyzed, of which 17 had a significant effect on learning and student engagement. Through the questionnaire it was possible to understand that students felt engaged in the discipline and approved the use of active methodologies. Thus, it was possible to conclude that the use of the Peer Instruction and Just-in-Time Teaching methodologies have great potential for students to learn in Physics and to engage them in the teaching and learning process.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectInstrução pelos colegaspt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleInstrução pelos colegas em aulas remotas: uma aplicação em uma disciplina de prática de ensino de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-03-22-
dc.date.available2021-03-20T13:36:42Z-
dc.date.accessioned2021-03-20T13:36:42Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7847390055499457pt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO FILHO, Newton de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061301060228632pt_BR
dc.description.resumoUma das estratégias que têm sido utilizadas no ensino superior para a sua modernização são as metodologias ativas. Diferentemente do ensino tradicional, elas buscam um papel mais ativo para os estudantes durante o processo educativo. Assim, diante do contexto de baixo engajamento que o ensino superior se encontra o objetivo deste trabalho é analisar o engajamento e o aprendizado de estudantes a partir do uso das metodologias ativas Instrução pelos Colegas (IpC) e Ensino sob Medida (EsM) em uma disciplina de Prática de Ensino I do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Itajubá, em um contexto de ensino remoto. Para isso, primeiramente foi realizada uma revisão da literatura com a finalidade de compreender as principais demandas e teorias sobre o engajamento e as metodologias ativas. Após isso, foram implementadas as metodologias IpC e EsM na disciplina de Pratica de Ensino I. A partir dos apontamentos em diário de campo e coleta de dados na sala de aula online, analisou-se a eficácia das metodologias para aprendizagem e para o engajamento dos alunos por meio do teste estatístico binomial e um questionário. Assim, foram analisadas as respostas de 21 pares de questões conceituais, aplicadas por meio da dinâmica da metodologia IpC, das quais 17 apresentaram um efeito significativo para aprendizagem e para o engajamento dos alunos. Por meio do questionário foi possível compreender que os alunos se sentiam engajados na disciplina e aprovaram a utilização das metodologias ativas. Dessa forma, foi possível concluir que a utilização das metodologias IpC e EsM possuem um grande potencial para a aprendizagem em Física dos estudantes e para os engajar no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesCOSTA, Juliana Fernandes. Instrução pelos colegas em aulas remotas: uma aplicação em uma disciplina de prática de ensino de física. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021070.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.