Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Irene Raquel Santana-
dc.date.issued2021-03-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2373-
dc.description.abstractThrough digital information and communication technologies (TDIC), the emergence of new forms of access and production of knowledge happens, directly influencing education at all levels of education. As a result, as a training environment, the school has also been facing new challenges and looking for ways to promote pedagogical proposals that consider these innovations. A fundamental axis within this perspective is the teacher training, which needs to offer subsidies for a pedagogical practice consistent with the needs of the teaching and learning processes in the context of digital culture. In this scenario, this research analyzed how the students of on-campus undergraduate courses in Physics, Chemistry and Biological Sciences of a public higher education institution in Minas Gerais understand their initial training for the pedagogical use of TDIC integrated into the school curriculum. The methodological organization is based on the premises of qualitative research and the investigative path is initially composed by the collection and analysis of documentary data from the pedagogical projects of the undergraduate courses (locus of the research); then, by applying a questionnaire to undergraduate students who are finishing their undergraduate course and have already experienced subjects that address the theme of technologies in education as well as internship situations. Finally, the data from the questionnaire served as a basis for conducting semi-structured interviews with the participants (who indicated their interest in participating in the interview) to deepen the information on the subject investigated. The result of the triangulation of the data showed that, although the undergraduate students consider initial training important for the integration of TDIC in the curriculum, it is still something that is far from actually happening; among the reasons is: the non-linearity of discussions during graduation; the scarcity of approaches with this focus (mainly related to science teaching) and the lack of moments of reflection and practice on the pedagogical use of these tools. The undergraduate students' understandings are, therefore, more focused on the utilitarian aspect of the use of TDIC, as well as the lack of understanding about what it would in fact be to integrate TDIC into the curriculum. By raising reflections on the undergraduate students' understandings, this research hopes to bring contributions to future scenarios of initial teacher training courses within the perspective of the curricular integration of TDIC.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectIntegração currícularpt_BR
dc.titleEducação em ciências na cultura digital: dos PPC às compreensões de licenciandos (as) sobre integração curricular das tecnologiaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-03-29-
dc.date.available2021-03-29T17:31:14Z-
dc.date.accessioned2021-03-29T17:31:14Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4040542916970085pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Alessandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9144795450225559pt_BR
dc.description.resumoPor meio das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), o surgimento de novas formas de acesso e produção de conhecimentos acontece, influenciando diretamente na educação em todos os níveis de ensino. Em função disso, como um ambiente de formação, a escola também vem se deparando com novos desafios e buscando maneiras para promover propostas pedagógicas que considerem as TDIC. Um eixo fundamental dentro dessa perspectiva está na capacitação do professor, a qual precisa oferecer subsídios para uma prática pedagógica coerente com as necessidades dos processos de ensino e de aprendizagem no contexto da cultura digital. Nesse cenário, esta pesquisa analisou como estudantes dos cursos presenciais de licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas de uma instituição pública de ensino superior em Minas Gerais compreendem a sua formação inicial para o uso pedagógico das TDIC integradas ao currículo escolar. A organização metodológica sustenta-se pelas premissas da pesquisa qualitativa e o percurso investigativo compõe-se, inicialmente, pela coleta e análise de dados documentais advindos dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura (lócus da pesquisa); em seguida, pela aplicação de um questionário para os(as) licenciandos(as) que estão finalizando a graduação e já vivenciaram disciplinas que abordam a temática das tecnologias na educação bem como situações de estágio. Finalmente, os dados do questionário serviram de base para a realização de entrevistas semiestruturadas com os(as) participantes do estudo para aprofundamento das informações sobre a temática investigada. O resultado da triangulação dos dados evidenciou que, apesar de os(as) licenciandos(as) considerarem importante uma formação inicial para a integração das TDIC ao currículo, ainda é algo que está longe de acontecer de fato; dentre os motivos está: a não linearidade das discussões durante a graduação; a escassez de abordagens com esse foco (principalmente relacionadas ao ensino de Ciências) e a falta de momentos de reflexão e prática sobre o uso pedagógico dessas ferramentas. As compreensões dos(as) licenciandos(as) são, assim, mais voltadas à vertente utilitarista de uso das TDIC, assim como, à falta de entendimento sobre o que de fato seria integrar as TDIC ao currículo. Com o levantamento de reflexões sobre as compreensões dos(as) licenciandos(as), esta pesquisa espera trazer contribuições para cenários futuros dos cursos de formação inicial de professores dentro da perspectiva da integração curricular das TDIC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesRODRIGUES, Irene Raquel Santana. Educação em ciências na cultura digital: dos PPC às compreensões de licenciandos (as) sobre integração curricular das tecnologias. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021088.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.