Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorCARDOSO, Anissa Sasse-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2379-
dc.description.abstractPerformance measurement systems allow managers to identify points for improvement to ensure organizations' competitive advantage. The ENADE (National Student Performance Exam) is one of the legal forms of evaluation of Brazilian Higher Education Institutions. This evaluation, carried out every three years, measures the perception of graduating students in relation to the course during the period of graduation. Often students only have contact with the questions that assess their perception of the course when they take ENADE. Evaluating students' perceptions of the undergraduate course in shorter intervals can enhance improvement actions. The objective of this work is to adapt the questions of the Student Questionnaire, which composes ENADE, in a systematic way, allowing the self-assessment of undergraduate courses. Its object of study was the current performance evaluation system of the Production Engineering course - UNIFEI, campus Itajubá-MG, where two cycles of action research were carried out. The proposed systematic has the following steps: Plan the application of the questionnaire; Tabulate data and generate the report; Analyze the report; Propose and monitor the proposed actions; and evaluate the results. For this, the Net Promoter Score scale and classification was used in the application of the current assessment questionnaire, aimed at students, graduates and non-graduates. After tabulation of the collected data, a cluster analysis was carried out in order to identify possible groupings of questions. After a critical analysis of each proposed grouping and validation with specialists, it was possible to reduce the questionnaire assigned to concluding students from 42 to 37 questions and the one designated for non-concluding students from 42 to 34 questions, that is, a reduction of approximately 12% and 19%, respectively. Actions were implemented to increase the response rate, which went from 22.16% in the first cycle to 29.61% in the second. The results identified that most of the improvement actions are autonomous for teachers, with few higher actions falling to higher hierarchical levels. In both cycles, despite the second being impacted by the pandemic, the course obtained an NPS of 73% and 61.4% respectively, being classified as a quality service in the students' perception.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de medição de desempenhopt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectENADEpt_BR
dc.subjectNet promoter scorept_BR
dc.subjectPercepção discentept_BR
dc.titleSistemática para avaliação de cursos de graduação: perspectiva dos discentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-04-01-
dc.date.available2021-04-01T22:54:25Z-
dc.date.accessioned2021-04-01T22:54:25Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8411564559730361pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Carlos Eduardo Sanches da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7352874497617480pt_BR
dc.contributor.advisor-co1GAUDÊNCIO, Juliana Helena Daroz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071337247377116pt_BR
dc.description.resumoSistemas de medição de desempenho permitem aos gestores identificar pontos de melhoria para garantia da vantagem competitiva das organizações. O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), compõe uma das formas legais de avaliação de Instituições de Ensino Superior brasileiras. Esta avaliação, realizada trienalmente, mensura a percepção dos alunos concluintes em relação ao curso durante o período da graduação. Muitas vezes os alunos só têm contato com as questões que avaliam sua percepção do curso quando realizam o ENADE. Avaliar em intervalos menores de tempo a percepção dos alunos em relação ao curso de graduação pode potencializar ações de aperfeiçoamento. O objetivo deste trabalho é adequar as questões do Questionário do Estudante, que compõe o ENADE, de forma sistemática, permitindo a autoavaliação de cursos de graduação. Seu objeto de estudo foi o atual sistema de avaliação de desempenho do curso de Engenharia de Produção - UNIFEI, campus Itajubá-MG, onde foram realizados dois ciclos de pesquisa-ação. A sistemática proposta possui como etapas: Planejar a aplicação do questionário; Tabular dados e gerar o relatório; Analisar o relatório; Propor e acompanhar as ações propostas; e avaliar os resultados. Para isso, a escala e classificação do Net Promoter Score foi utilizada na aplicação do questionário atual de avaliação, direcionado aos discentes, concluintes e não concluintes. Após tabulação dos dados coletados, uma análise de cluster foi realizada com a finalidade de identificar possíveis agrupamentos de questões. Após análise crítica de cada agrupamento proposto e validação com especialistas, foi possível reduzir o questionário designado aos alunos concluintes de 42 para 37 questões e o designado para os alunos não concluintes de 42 para 34 questões, ou seja, uma redução de aproximadamente 12% e 19%, respectivamente. Foram implementadas ações para aumentar a taxa de respostas que foi de 22,16% no primeiro ciclo para 29,61% no segundo. Os resultados identificaram que a maior parte das ações de melhoria são de autonomia dos docentes, cabendo aos níveis hierárquicos superiores poucas ações. Nos dois ciclos, apesar do segundo ter sido impactado pela pandemia, o curso obteve um NPS de 73% e 61,4% respectivamente, sendo classificado como um serviço de qualidade na percepção dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesCARDOSO, Anissa Sasse. Sistemática para avaliação de cursos de graduação: perspectiva dos discentes. 2021. 177 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
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