Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSANTOS, Ivan Schumann de Melo-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2402-
dc.description.abstractIntegral and Integrated Education considers the importance of the person's development, in addition to his / her preparation for the exercise of citizenship, together with his / her training. This type of education requires teacher training and also research that focuses on the practices developed to achieve its goals. Seeking to fill this gap, this study is configured as a research of the practice itself, which unites teaching with academic research, and aims to investigate the contributions to a set of activities on Financial Education, based on literacy practices, so that the Mathematics teacher achieve the principles of Integrated Comprehensive High School. The set of activities elaborated by the researcher professor had the participation of a collaborative and interdisciplinary group of studies, being implemented together with a class of 1st year of a Computer Technician course in the integral and integrated perspective. To analyze the results, three axes were created, based on the principles of the EMII: (1) Pluralism of ideas and pedagogical concepts; (2) Valuing extra-school experience and (3) Linking school education, work and social practices. The results, analyzed in a narrative way, point out that the mathematical and financial literacy practices, when permeated by moments of discussion and socialization, help the teacher to reach the principles of the program and that the research of the practice itself allows the teacher, especially Mathematics, rethinking your posture and your role as an EMII teacher.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPráticas de letramentopt_BR
dc.subjectPesquisa da própria práticapt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integral e Integradopt_BR
dc.titleEducação financeira no ensino médio integral e integrado: um estudo da própria práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-04-15-
dc.date.available2021-04-15T14:03:30Z-
dc.date.accessioned2021-04-15T14:03:30Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8443368808751546pt_BR
dc.contributor.advisor1CRISTOVÃO, Eliane Matesco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4106190092585392pt_BR
dc.description.resumoA Educação Integral e Integrada considera a importância do desenvolvimento da pessoa, além de seu preparo para o exercício da cidadania, juntamente com sua formação. Este tipo de educação exige preparo do professor e, também, pesquisas que tomem como foco as práticas desenvolvidas para alcançar seus objetivos. Buscando suprir essa lacuna, este estudo configura-se como uma pesquisa da própria prática, que une o ensino à investigação acadêmica, e objetiva investigar as contribuições de um conjunto de atividades sobre Educação Financeira, pautado em práticas de letramento, para que o professor de Matemática possa atingir os princípios do Ensino Médio Integral Integrado. O conjunto de atividades elaborado pelo professor pesquisador contou com a participação de um grupo colaborativo e interdisciplinar de estudos, sendo implementado junto a uma turma de 1º ano de um curso Técnico de Informática na perspectiva integral e integrada. Para analisar os resultados, foram constituídos três eixos, baseados nos princípios do EMII: (1) Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; (2) Valorização da experiência extraescolar e (3) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Os resultados, analisados de forma narrativa, apontam que as práticas de letramento matemático e financeiro, quando permeadas por momentos de discussão e socialização, auxiliam o professor a atingir os princípios do programa e que a pesquisa da própria prática permite, ao professor, em especial de Matemática, repensar sua postura e seu papel enquanto professor do EMII.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Ivan Schumann de Melo. Educação financeira no ensino médio integral e integrado: um estudo da própria prática. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
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