Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2415
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização e detecção de mudanças em áreas de preservação permanente com uso de geotecnologias
Autor(es): SANTOS, Kleber Barcelar
Primeiro Orientador: PONS, Nívea Adriana Dias
metadata.dc.contributor.advisor-co1: AZEVEDO, Samara Calçado
Resumo: A análise de impactos ambientais é uma tarefa fundamental no desenvolvimento da sociedade, uma vez que a preservação ambiental é crucial no planejamento urbano, evitando o uso e ocupação desordenado do solo que acarreta diversos problemas ambientais nos municípios. A principal estratégia de preservação dos ecossistemas remanescentes é a adoção de áreas protegidas, como as Áreas de Proteção Permanente (APP). O objetivo desse estudo é descrever uma análise exploratória, estatisticamente e multitemporalmente, das intervenções antrópicas em APP no Sul de Minas Gerais e identificar os focos dessas violações ambientais por meio do geoprocessamento e dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG). As análises foram baseadas nos dados obtidos dos registros de campo dos policiais do 17º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais. Os dados espaciais foram processados no QGIS pelo uso de banco de dados SQL. Um total de 2.806 intervenções antrópicas em APP foram reportadas entre jan. 2011 e dez. 2019 nas três regionais que abrangem o 17º Departamento. A análise multitemporal indicou uma redução das intervenções em 2012 com relação ao ano de 2011 na área estudada. Uma possível explicação seria a revisão das leis ambientais que ocorreu com o Novo Código Florestal adotado no período, trazendo afrouxamentos na legislação ambiental referente à delimitação e preservação das APP. Houve uma tendência de redução dos casos na 1ª e 3ª regionais; a 2ª regional apresentou, a partir de 2017, uma tendência de aumento de ocorrências. O menor índice de intervenção ocorreu na 3ª regional de Itajubá que atingiu uma redução de 66% dos casos no ano de 2018 em comparação com 2011. Por município, as maiores variações positivas no número de ocorrências ocorreram nos municípios de Estiva e de Pouso Alegre, ambos localizados na 1ª Regional. A análise espacial apontou uma alta ocorrência de intervenções próximas às áreas urbanas e análise estatística das séries temporal indicou uma tendência de redução de ocorrências nas três regionais.
Palavras-chave: Análise espacial
Áreas de proteção permanente
SIG
QGIS
Estatística
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITÁRIA::RECURSOS HÍDRICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Itajubá
Sigla da Instituição: UNIFEI
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2415
Data do documento: 15-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021111.pdf44,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.