Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2449
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALMEIDA, Rafael Corrêa de | - |
dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2449 | - |
dc.description.abstract | Technologies are present in our daily lives, which makes us a society called technological. Within this context, the integration of technologies in teaching becomes of great importance from the premise that the school needs to assume the role of preparing students to be creative and critical citizens, inserted in the society in which they live. For integration to happen, it is important to work on pillars that fully support the use of technologies with pedagogical intent. The objective of the research is to identify which challenges related to the use of Information and Communication Technologies are presented by professors who have graduated from Professional Master's Degrees with a line of research in Information and Communication Technology. The data collection instrument used was the semi-structured interview. The data were analyzed from the Content Analysis procedures, in order to bring to light what are the difficulties and obstacles to the use of Information and Communication Technology in the pedagogical practice of the graduating teachers. Thus, it is expected that the research will contribute to the development of future educational practices in teacher training, for the insertion of Information and Communication Technology in teaching practices with pedagogical intent, for the development of practices capable of overcoming some of the challenges encountered. outside the scope of teacher training, as seen by managers and infrastructure problems in schools. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Agência 1 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mestrado profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação em ciências | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | Os desafios de egressos do mestrado profissional em educação em ciências na aplicação das tecnologias da informação e comunicação na prática docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.available | 2021-05-27 | - |
dc.date.available | 2021-05-27T17:40:11Z | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-27T17:40:11Z | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9875617386038818 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | REZENDE JUNIOR, Mikael Frank | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 | pt_BR |
dc.description.resumo | As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, o que nos torna uma sociedade intitulada tecnológica. Dentro desse contexto, a integração das tecnologias no ensino torna-se de grande importância a partir da premissa de que a escola precisa assumir o papel de preparar os alunos para serem cidadãos criativos e críticos, inseridos na sociedade em que vivem. Para que a integração aconteça, é importante trabalhar pilares que sustentem – de forma integral – o uso das tecnologias com intencionalidade pedagógica. O objetivo da pesquisa é identificar que desafios relacionados à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação são apresentados por professores egressos de Mestrados Profissionais de Ensino com linha de pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir dos procedimentos da Análise de Conteúdo, a fim de trazer à luz quais as dificuldades e obstáculos para utilização das Tecnologia da Informação e Comunicação na prática pedagógica dos professores egressos. Com isso, espera-se que a pesquisa traga contribuições para o desenvolvimento de futuras práticas educativas na formação de professores, para a inserção das Tecnologia da Informação e Comunicação nas práticas docentes com intencionalidade pedagógica, para o desenvolvimento de práticas capazes de superar alguns desafios encontrados fora do âmbito da formação de professores, como visão dos gestores e problemas de infraestrutura nas escolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFEI | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.relation.references | ALMEIDA, Rafael Corrêa de. Os desafios de egressos do mestrado profissional em educação em ciências na aplicação das tecnologias da informação e comunicação na prática docente. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_2021125.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.