Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGALVÃO, Cíntia Torres Lemes-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2452-
dc.description.abstractIn order to identify the possibilities of using remote laboratories when teaching Physics in basic education, our research sought to understand the difficulties of using them and what contributions they can bring to the teaching and learning process of students. Thus, semi structured interviews were conducted with teachers and Physics undergraduates who knew and had used experiments from remote laboratories in a systematic way. The analysis was carried out through the procedures of discursive textual analysis and showed that, more than an alternative to the lack of laboratories and equipment for the study of Physics, remote laboratories are an option that can offer access to more robust experimental activities, in addition to being able to awaken students' creativity and critical sense by studying phenomena mediated by digital information and communication technologies. As for the implications on the use of the resource, the infrastructure and structure of the school system are major impediments when opting for and using the resource. The teaching role, as well as a good training to suit it, was mentioned as essential to use the remote laboratories in a significant way in the teaching and learning process of students, which can become an implication for their use, because in addition to knowing it, the research identified necessary for the teacher to develop specialized knowledge that guarantee an adequate and adapted integration to the different educational realitiespt_BR
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentos controlados remotamentept_BR
dc.subjectWeblabpt_BR
dc.subjectAtividades experimentais mediadas pelas TICpt_BR
dc.subjectTPACKpt_BR
dc.titleLaboratórios remotos no ensino de física: compreensões de professores e licenciandospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-05-28-
dc.date.available2021-05-28T16:23:55Z-
dc.date.accessioned2021-05-28T16:23:55Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4020618341090974pt_BR
dc.contributor.advisor1REZENDE JUNIOR, Mikael Frank-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938316407040676pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de identificar quais são as possibilidades de uso dos laboratórios remotos no ensino de Física na educação básica, nossa pesquisa buscou compreender quais as dificuldades do uso e que contribuições podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Para isso, realizou-se entrevistas semiestruturadas com professores e licenciandos de Física que conheciam e haviam utilizado e/ou observado o uso de experimentos de laboratórios remotos em uma prática pedagógica. A análise foi realizada por meio dos procedimentos da análise textual discursiva e nos mostrou que, mais do que uma alternativa para a falta de laboratórios e de equipamentos para o estudo da Física, os laboratórios remotos se configuram como uma opção que pode oferecer o acesso a atividades experimentais mais robustas, além de poder despertar a criatividade e o senso crítico dos alunos com o estudo de fenômenos mediados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação. Das implicações para o uso do recurso, a infraestrutura e a estrutura do sistema escolar se configuram como grandes impeditivos ao optar pelo recurso, mas que, adaptadas às diferentes realidades educacionais, podem oferecer novas possibilidades ao estudo da Física. A função docente, assim como uma boa formação para exercer essa função, foram citadas como essenciais para utilizar os laboratórios remotos de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem, podendo tornar-se uma implicação para o seu uso, pois além de conhecê-lo, a pesquisa identificou que é necessário que o professor desenvolva conhecimentos especializados que garantam a integração adequada e adaptada dos laboratórios remotos às diferentes realidades educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesGALVÃO, Cíntia Torres Lemes. Laboratórios remotos no ensino de física: compreensões de professores e licenciandos. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021126.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.