Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSILVA, Patrícia Ferreira-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2470-
dc.description.abstractAlthough Brazilian Universities and Federal Institutes have been awarded some decentralizations of the public power for the installation of photovoltaic systems to mitigate electricity costs, a greater economic incentive from the government is still needed, so that they can use better the practices of the sciences and technologies that they develop in a way that they become energetically sustainable. The present work had as general objective to organize a business model in a stochastic way to foment public investment in photovoltaic systems in the context of Distributed Generation - GD in a sample of Federal Institutes of Higher Education - IFES, being analyzed 9 universities and 26 campuses. The following specific research objectives were investigated by evaluating the feasibility of generation in the federal universities' own load, assessing the feasibility of remote self-consumption of federal universities, analyzing the risk and uncertainty in each case and finally organizing a framework of investment decision-making according to the concession area of each federal university, in order to optimize its energy issue and establish a decision-making method. The analysis was performed using Monte Carlo simulation. As they are alternatives that compete with each other and have the same time horizon, it can be said that they are mutually exclusive alternatives and, therefore, only one will be executed (chosen). And as indicators for analysis, Net Present Value, Annualized Value, Return on Investment and discounted payback were used. With the results obtained, it was concluded that the installation of a photovoltaic system in both scenarios is feasible, however, as only one project should be chosen, the installation of a photovoltaic system in each university campus is much more attractive, as the studies showed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidade energéticapt_BR
dc.subjectSistemas fotovoltaicospt_BR
dc.subjectAnálise econômicapt_BR
dc.subjectModelo econômicopt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.titleAnálise de modelos e viabilidades para inserção de sistemas de geração fotovoltaica em universidades públicas brasileiras visando a sustentabilidade energéticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-07-29-
dc.date.available2021-07-28T23:32:00Z-
dc.date.accessioned2021-07-28T23:32:00Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6527722348248602pt_BR
dc.contributor.advisor1BONATTO, Benedito Donizeti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8344250043719538pt_BR
dc.contributor.advisor-co1VALÉRIO, Victor Eduardo de Melo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1989464933096922pt_BR
dc.description.resumoEmbora as Universidades e Institutos Federais brasileiros tenham sido contemplados com algumas descentralizações do poder público para a instalação de sistemas fotovoltaicos para atenuar os gastos com energia elétrica, ainda se faz necessário um incentivo econômico maior do poder público, de modo que, eles possam utilizar melhor as práticas das ciências e tecnologias que desenvolvem de maneira que se tornem sustentáveis energeticamente. O presente trabalho teve por objetivo geral organizar um modelo de negócio de modo estocástico para fomentar o investimento público em sistemas fotovoltaicos no contexto de Geração Distribuída — GD em uma amostra de Institutos Federais de Ensino Superior — IFES, sendo analisadas 9 universidades e 26 campi. Os seguintes objetivos específicos de pesquisa foram investigados por meio da avaliação da viabilidade de geração na própria carga das universidades federais, avaliação da viabilidade de autoconsumo remoto das universidades federais, análise de risco e incerteza em cada um dos casos e por fim organização de um quadro de tomada de decisão de investimento de acordo com a área de concessão de cada universidade federal, de modo a otimizar a sua questão energética e estabelecer um método de tomada de decisão. A análise foi realizada por meio da simulação de Monte Carlo. Por se tratar de alternativas que competem entre si e possuem o mesmo horizonte de tempo, pode-se dizer então, que são alternativas mutuamente excludentes e, portanto, apenas uma será executada (escolhida). E como indicadores para análise foram usados o Valor Presente Líquido, Valor anualizado, Retorno sobre o Investimento e o payback descontado. Com os resultados obtidos, concluiu-se que a instalação de um sistema fotovoltaico em ambos os cenários é viável, porém, como se deve escolher apenas um projeto, a instalação de sistema fotovoltaico em cada campus das universidades é bem mais atrativa como mostraram os estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIApt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Patrícia Ferreira. Análise de modelos e viabilidades para inserção de sistemas de geração fotovoltaica em universidades públicas brasileiras visando a sustentabilidade energética. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
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