Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorSANTOS, Evelim Lamaiara dos Passos Carvalho-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2494-
dc.description.abstractThe present work sought to evaluate how undergraduate students of a public Brazilian university located in southern Minas Gerais express their knowledge about the Nature of Science (NOS) and the Pedagogical Content Knowledge (PCK) in the development of a teaching material about the history of a physics concept for Basic Education. We also sought to understand the joint mobilization between these two types of knowledge to form the PCK/NOS. To carry out this investigation, didactic materials prepared by 8th period physics undergraduate students were selected. In all, twelve didactic materials were selected for analysis, which were complemented with audio recordings of the participants' presentations about the elaborated didactic materials. For the data analysis, we investigated the aspects of NOS, PCK and the relations between PCK/NOS communicated or that can be inferred from the materials. For this, we elaborated analysis categories related to the visions of elements of NOS and KPC, based on the references adopted in this research. After performing the analyses it was possible to identify visions about the NOS, the subcategories of the PCK explicit in the materials, moments in which the undergraduates mobilize their PCK to teach elements of NOS (PCK/NOS) and reflections about the use of the History and Philosophy of Science by the undergraduates as a didactic strategy to prepare the didactic material. As main results, it was possible to find adequate and inadequate views about NOS, as well as the majority expression of the subdomain of Knowledge of Didactic Strategies in Physics Teaching, regarding PCK. In addition, limitations and difficulties related to this study were identified. The analyses raised some issues that deserve attention in future research, among which we can mention training about History and Philosophy of Science in teaching and the formative practices proposed in initial training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNatureza da ciênciapt_BR
dc.subjectConhecimento pedagógico de conteúdopt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA mobilização de aspectos da natureza da ciência e do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação inicial de professores de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-08-16T14:19:20Z-
dc.date.accessioned2021-08-16T14:19:20Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368559006959257pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, João Ricardo Neves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5821775579111920pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ROZENTALSKI, Evandro Fortes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5305114939287917pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou avaliar como os licenciandos de uma universidade pública brasileira localizada no sul de Minas Gerais expressam seus conhecimentos sobre a Natureza da Ciência (NdC) e o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) na elaboração de um material didático sobre história de um conceito de física para a Educação Básica. Buscou-se compreender também a mobilização conjunta entre esses dois tipos de conhecimento para formar o PCK/NdC. Para realizar esta investigação foram selecionados materiais didáticos elaborados por alunos do curso de licenciatura em física do 8º período. Ao todo, doze materiais didáticos foram selecionados para a análise, os quais foram complementados com as gravações em áudio das apresentações dos participantes sobre os materiais didáticos elaborados. Para a análise dos dados, investigou-se os aspectos da NdC, PCK e as relações entre PCK/NdC comunicadas ou que podem ser inferidas a partir dos materiais. Para isso, elaborou-se categorias de análises relacionadas as visões de elementos da NdC e do PCK, a partir dos referenciais adotados nessa pesquisa. Após a realização das análises foi possível identificar visões sobre a NdC, as subcategorias do PCK explicitas nos materiais, momentos nos quais os licenciando mobilizam seus PCK para ensinar elementos de NdC (PCK/NdC) e reflexões acerca da utilização da História e Filosofia da Ciência (HFC) pelos licenciandos como estratégia didática para elaboração do material didático. Como resultados principais, foram possíveis encontrar visões adequadas e inadequadas sobre a NdC, assim como a expressão majoritária do subdomínio de Conhecimentos de Estratégias Didáticas no Ensino de Física, no que diz respeito aos PCK. Além disso, identificou-se limitações e dificuldades relacionadas a este estudo. As análises suscitaram algumas questões que merecem atenção em pesquisas futuras, dentre as quais podemos citar a formação sobre a HFC no ensino e as práticas formativas propostas na formação inicial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Evelim Lamaiara dos Passos Carvalho. A mobilização de aspectos da natureza da ciência e do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação inicial de professores de física. 2021. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
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