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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2500
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | MENDES, Yara de Matos | - |
dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2500 | - |
dc.description.abstract | Financial education is a set of knowledge and concepts that can help people make better financial decisions, improving their financial well-being. Due to the importance and relevance of the topic, research is being carried out in different countries to assess the level of financial education of the population. Much of the results found point to a low level of financial education. n Brazil the reality is no different. Thus, this work aims to assess the financial education and its relationship with the sociodemographic profile and financial behavior of teachers from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Bambuí. To this end, a quantitative, descriptive survey will be conducted, with data collection through the application of a structured self-answer questionnaire. It was identified that most teachers are financially educated. Through Pearson's chi-square test and Fisher's test, it was possible to verify that there is a decreased association between the level of EF with seven variables, three of the socioeconomic and demographic profile and four of the financial behavior. With these results, two of the five hypotheses tested can be confirmed. The relevance of this study is contribute to the integral health of teachers, preparing them for better financial management, in addition to collaborating and guiding the implementation of Financial Education in the institution. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Análise do nível de educação financeira dos professores do Instituto Federal de Minas Gerais do campus Bambuí | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.date.available | 2021-08-25 | - |
dc.date.available | 2021-08-25T13:11:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T13:11:39Z | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4443324155356218 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MEDEIROS, André Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | PAMPLONA, Edson de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1230433358991861 | pt_BR |
dc.description.resumo | Educação financeira é um conjunto de conhecimentos e conceitos que pode auxiliar as pessoas a tomarem decisões financeiras mais assertivas, melhorando, assim, o seu bem-estar financeiro. Devido à importância e relevância do tema, pesquisas estão sendo realizadas em diferentes países, para avaliar o nível de educação financeira da população. Boa parte dos resultados encontrados aponta para um baixo nível de educação financeira. No Brasil, em específico, a realidade não é diferente. Dessa forma, a proposta deste trabalho é avaliar o nível de Educação Financeira e sua relação com o perfil sociodemográfico e com o comportamento financeiro dos docentes que atuam no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva do tipo survey, com coleta de dados por meio de aplicação de questionário estruturado de autorresposta. Identificou-se que a maioria dos professores são educados financeiramente. Através do teste qui-quadrado de Pearson e o teste de Fisher, foi possível verificar que há uma associação significativa entre o nível de EF com sete variáveis, sendo três do perfil socioeconômico e demográfico e quatro do comportamento financeiro. Com esses resultados, pode-se confirmar duas das cinco hipóteses testadas. Este estudo é relevante, uma vez que pode contribuir para saúde integral dos docentes, preparando-os para uma melhor gestão financeira, além de colaborar e orientar na implantação da educação financeira na instituição pesquisada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNIFEI | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO | pt_BR |
dc.relation.references | MENDES, Yara de Matos. Análise do nível de educação financeira dos professores do Instituto Federal de Minas Gerais do campus Bambuí. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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