Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEMOS, Monícia Paula-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2515-
dc.description.abstractFinancial education can be considered an essential skill for subjects today and in a context of economic crisis it is even more necessary. However, studies point to the complexity of financial education, mainly through several socioeconomic and demographic variables. Thus, the present study is justified by the need to contribute to the discussion of the subject in Brazil, bringing to light a research that has as its target audience university students enrolled in undergraduate courses at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais - Bambuí Campus that are beneficiaries of the Permanence Grant. To this end, a survey was carried out with 123 students benefiting from the Permanence Scholarship Program, this benefit is one of the instruments of the National Student Assistance Program, in force in all universities and federal education institutes in Brazil. The objective was to measure and correlate the Financial Knowledge Index (ICF) to socioeconomic and demographic variables through statistical tests. The level of financial knowledge of university students on scholarships was measured, resulting in a lower median for students with a lower family income and a higher median for those with a family income between two and four minimum wages. Remembering that the scholarship holders of the Permanence Scholarship Program in general come from families in a situation of social vulnerability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectUniversitáriopt_BR
dc.titleEducação financeira e universitários: uma análise com os beneficiários do programa bolsa permanência em um instituto federal de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-09-22-
dc.date.available2021-09-22T13:49:36Z-
dc.date.accessioned2021-09-22T13:49:36Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977947534823019pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, Andre Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069096016693580pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PAMPLONA, Edson de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1230433358991861pt_BR
dc.description.resumoA educação financeira pode ser considerada uma habilidade essencial para os sujeitos na contemporaneidade e em um contexto de crise econômica ela se faz mais necessária ainda. Entretanto, estudos apontam para a complexidade da educação financeira, principalmente perpassando por diversas variáveis socioeconômicas e demográficas. Assim, o presente estudo justifica-se pela necessidade contribuir com a discussão do tema no Brasil trazendo à tona uma pesquisa que tem como público-alvo os estudantes universitários matriculados nos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí que são beneficiários da Bolsa Permanência. Para tal, realizou-se uma pesquisa survey com 123 estudantes beneficiários do Programa Bolsa Permanência, este benefício é um dos instrumentos do Programa Nacional de Assistência Estudantil, vigente em todas a universidades e institutos federais de educação no Brasil. Objetivou-se mensurar e correlacionar o Índice de Conhecimento Financeiro (ICF) a variáveis socioeconômicas e demográficas através de testes estatísticos. Foi mensurado o nível de conhecimento financeiro dos estudantes universitários bolsistas, tendo como resultado a mediana mais baixa para os estudantes que possuem renda familiar mais baixa e mediana mais elevada para aqueles que possuem renda familiar entre dois e quatro salários-mínimos. Lembrando que os bolsistas do Programa Bolsa Permanência em geral são oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesLEMOS, Monícia Paula. Educação financeira e universitários: uma análise com os beneficiários do programa bolsa permanência em um instituto federal de ensino. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021182.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.