Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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dc.creatorGONÇALVES, Elizabeth Abreu da Natividade-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2520-
dc.description.abstractFinancial education is a topic of great relevance, mainly due to economic crises and their consequences that impact personal and family life. This work aims to research was to propose a training program in financial education, appropriate to the profile of Technical and Administrative Education workers (TAE) at the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFMG) - Campus Bambuí. In this sense, a survey was conducted with these public workers, using a questionnaire as a data collection instrument. The workers were characterized regarding their sociodemographic, socioeconomic, financial knowledge and financial behavior profiles, as well as the identification of the level of financial education and its association with factors of the identified profiles. From the analyzes carried out, it was observed that most of the respondents fit the following profile: from 25 to 49 years of age, white and mixed race/ethnicity, with a high educational level (specialists and master's degrees). In general, they spend less than they earn, control money, buy installments frequently, and have part of their income committed to pay for purchases in installments. The analysis of the level of financial education placed the respondents at a low level, indicating the need for training actions. Financial literacy level was also found to be associated with dealing with money-related issues with parents, with learning in high school, and with periodic monitoring of money. Considering the information obtained, a proposal for a training action program appropriate to the reality of the profile presented was prepared, in line with the general objective of this research. The proposal was presented to the directors of IFMG - Campus Bambuí, who issued a favorable opinion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectServidor públicopt_BR
dc.titleA educação financeira de servidores públicos federais do IFMG Campus Bambuí: caracterização e proposição de açõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-09-29-
dc.date.available2021-09-29T12:40:36Z-
dc.date.accessioned2021-09-29T12:40:36Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9096767460205238pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, José Gilberto da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952260428621782pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MEDEIROS, André Luiz-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069096016693580pt_BR
dc.description.resumoA educação financeira é um tema de grande relevância, principalmente em função das crises econômicas e suas consequências que impactam a vida pessoal e familiar. Esta pesquisa teve como objetivo propor um programa de capacitação em educação financeira adequado ao perfil dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE’s) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) – Campus Bambuí. Para isso, realizou-se uma pesquisa survey com esses servidores utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados. Efetuouse a caracterização dos servidores em relação aos perfis sociodemográfico, socioeconômico, de conhecimento financeiro e de comportamento financeiro, bem como a identificação do nível de educação financeira e sua associação com fatores dos perfis identificados. A partir das análises realizadas, observou-se que a maioria dos respondentes se enquadram no seguinte perfil: faixa etária de 25 a 49 anos, com cor/raça/etnia branca e parda, com nível de escolaridade elevado (especialistas e mestres). De maneira geral, gastam menos do que ganham, controlam o dinheiro, compram a prazo com frequência e possuem parte da renda comprometida com o pagamento de compras a prazo. A análise do nível de educação financeira enquadrou os respondentes em um nível baixo, indicando, portanto, a necessidade de ações de capacitação. Verificou-se, ainda, que a educação financeira apresenta associação com o tratamento de assuntos relacionados ao dinheiro com os pais, com a aprendizagem no ensino médio e com o controle periódico do dinheiro. Tendo em vista as informações obtidas, foi elaborada uma proposta de programa de ação de capacitação adequada à realidade do perfil apresentado, em consonância com o objetivo geral desta pesquisa. A proposta foi apresentada aos dirigentes do IFMG – Campus Bambuí, que expediram parecer favorável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesGONÇALVES, Elizabeth Abreu da Natividade. A educação financeira de servidores públicos federais do IFMG Campus Bambuí: caracterização e proposição de ações. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
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