Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFRANÇA, Márcio Alberto de-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2522-
dc.description.abstractThe research sought to analyze the use of Financial Education by the MPO Agent as a tool for maintaining compliance in the process of granting and conducting Oriented Productive Microcredit operations of retail bank branches of a Brazilian financial institution, revealing the importance of the agent of the microcredit throughout this process, from prospecting the target audience to granting and conducting it, which starts to play the role of a consultant to the microcredit borrower and becomes fundamental for the continuity of this process. For the elaboration of the research, a Theoretical Framework was established based on a wide bibliographic review of exploratory character in reputable study bases. The research carried out is of an applied nature and classified as a case study of a descriptive and exploratory character and its field research was carried out in two retail bank branches of a Brazilian financial institution in order to learn about the microcredit granting process of this institution. The field research also included structured interviews with employees and microcredit borrowers (or potential borrowers) at the bank branches studied, with the aim of measuring the level of knowledge that these interviewees have on the subject of Financial Education and their perception of the importance of the microcredit agent work. At the end of the research, understandings are presented about how the Oriented Productive Microcredit theme is conducted by this financial institution and how the theme is perceived by its employees and borrowers. As the research focused on the work of the MPO Agent, it sought to establish a model of minimum conditions so that this professional can perform his work with quality, eliminating and / or reducing deficiencies in structure, support and training in the execution of the activities inherent to the process Oriented Productive Microcredit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMicrocréditopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectAgentept_BR
dc.subjectAdimplênciapt_BR
dc.titleAgente de MPO e a educação financeira como instrumento de apoio à adimplência das operações de microcrédito produtivo orientado: um estudo de caso em agências de uma instituição financeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-10-04-
dc.date.available2021-10-04T14:06:15Z-
dc.date.accessioned2021-10-04T14:06:15Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438470433832514pt_BR
dc.contributor.advisor1MEDEIROS, André Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4069096016693580pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar o emprego da Educação Financeira pelo Agente de MPO como uma ferramenta de manutenção da adimplência no processo de concessão e condução de operações de Microcrédito Produtivo Orientado de agências bancárias de perfil varejo de uma instituição financeira brasileira, revelando a importância do agente do microcrédito em todo esse processo, desde a prospecção do público-alvo até sua concessão e condução, o qual passa a exercer papel de um consultor ao tomador do microcrédito e torna-se fundamental para sua continuidade. A pesquisa realizada é de natureza aplicada e se classificou como um estudo de caso de caráter descritivo e exploratório e sua pesquisa de campo foi realizada em duas agências bancárias de perfil varejo de uma instituição financeira brasileira com o objetivo de conhecer o processo concessão de microcrédito dessa instituição. A pesquisa de campo contou também com entrevistas estruturadas junto aos funcionários e tomadores (ou potenciais tomadores) de microcrédito das agências bancárias estudadas, com o objetivo de medir o nível de conhecimento que esses entrevistados têm sobre o tema Educação Financeira e sua percepção da importância do trabalho do agente de microcrédito. Ao final da pesquisa são apresentados entendimentos sobre como o tema Microcrédito Produtivo Orientado é conduzido por essa instituição financeira e de como o tema é percebido pelos seus funcionários e tomadores. Como a pesquisa teve seu foco no trabalho do Agente de MPO ela buscou estabelecer um modelo de estrutura mínima para que esse profissional possa executar seu trabalho com qualidade eliminando e/ou reduzindo deficiências de estrutura, suporte e formação na execução das atividades inerentes ao processo do Microcrédito Produtivo Orientado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesFRANÇA, Márcio Alberto de. Agente de MPO e a educação financeira como instrumento de apoio à adimplência das operações de microcrédito produtivo orientado: um estudo de caso em agências de uma instituição financeira. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021187.pdf2,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.