Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDUARTE, Thiago Morais-
dc.date.issued2021-08-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2524-
dc.description.abstractThe research presented here aimed to analyze the skills manifested by first and second year high school students when a Didactic Sequence (SD) occurred in the form of a pedagogical intervention based on the Science-Technology-SocietyEnvironment (CTSA) relationship. thematic “Energy Sources”. Based on the perspective of CTSA references, a pedagogical intervention on the subject was carried out with a total of 42 students from a secondary and technical school. After the development of the DS, the students' productions and speeches were analyzed based on the skills and abilities available in the official curricular documents of Natural Sciences and its Technologies in High School, the Common National Curriculum Base (BNCC). The results demonstrate that all records expressed at least one skill, some very coherent with the proposed theme, others more general, however, all in relation to the CTSA. They were manifested mainly related to the theme of Energy Sources, and it is possible to relate the abilities manifested with the SD's CTSA approach. The skill that presented the highest number of excerpts related to EM13CNT106, which is the relationship between science and technology involving generation, transport, distribution and consumption of electricity, considering local characteristics and socio-environmental conditions. Thus, a didactic sequence based on CTSA, even without having been developed to achieve these skills, as long as it is well planned, is capable of expressing competences and abilities in students without running away from the classroom content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.titleAnálise de uma intervenção pedagógica sobre o tema “fontes de energia” com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: possibilidades para o desenvolvimento de competências e habilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-10-11-
dc.date.available2021-10-10T23:14:21Z-
dc.date.accessioned2021-10-10T23:14:21Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1975441326742342pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, João Ricardo Neves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5821775579111920pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada teve por objetivo a análise das habilidades manifestadas por alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio quando submetidos a uma Sequência Didática (SD) em forma de intervenção pedagógica baseada na relação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) sobre a temática “Fontes de Energia”. Baseados na perspectiva dos referenciais de abordagem CTSA, foi produzida uma intervenção pedagógica sobre o tema e desenvolvida com um total de 42 alunos de uma escola de ensino médio e técnico. Após o desenvolvimento da SD, as produções e falas dos estudantes foram analisadas com base nas competências e habilidades disponíveis nos documento curricular oficial de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados demonstram que todos os registros expressaram, pelo menos, uma habilidade, algumas muito coerentes com a temática proposta, outras mais gerais, porém, todas com relação CTSA. Foram manifestadas habilidades principalmente relacionadas ao tema Fontes de Energia, e é possível relacionar as habilidades manifestadas através de abordagem CTSA da SD. A habilidade que apresentou o maior número de excertos relacionados foi a EM13CNT106, que estabelece relação entre a ciência e a tecnologia envolvendo geração, transporte, distribuição e consumo de energia elétrica, considerando as características locais e as implicações socioambientais. Dessa forma, uma sequência didática elaborada baseada a partir de CTSA, mesmo sem ter sido desenvolvida para atingir essas habilidades, desde que bem planejada, é capaz de expressar competências e habilidades nos alunos sem fugir do conteúdo da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIFQ - Instituto de Física e Químicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.relation.referencesDUARTE, Thiago Morais. Análise de uma intervenção pedagógica sobre o tema “fontes de energia” com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: possibilidades para o desenvolvimento de competências e habilidades. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_2021189.pdf959,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.