Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCINTRA, Carlos Roberto Godoi-
dc.date.issued2001-07-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2566-
dc.description.abstractIn this work the ISO 6241 is used to evaluate the state median education school buildings of Mogi das Cruzes, that are called Cara Nova (New Face), that were generated by the bi-reciprocal association between the architecture and the pedagogy based on the last generation design, issued by the improvement of the study of the evolution of the paulista (from the State of São Paulo) architecture of school building. The ISO 6241 – Normalization and Performance in Buildings, is part of the whole group of norms directed toward the quality management in contractor companies, and was used, in this case study applying the POE – Post-Occupancy Evaluation, a group of methods and techniques, in which a technical approach of building is done, prioritizing the final user satisfaction as a predominant factor of the product performance. The physical evaluation was done in relation to: the social convenience; the building itself; and the functionality and environmental comfort, in confront to the observations of the users with the technician focus, pointing to the main qualities and deficiencies. In conclusion this article evaluates the adequacy of the ISO 6241 to be applied in this type of building, as a tool to measure its physical performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Itajubápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectEdificações escolarespt_BR
dc.subjectEdificaçõespt_BR
dc.subjectAvaliação Pós-Ocupaçãopt_BR
dc.subjectQualidade do ambiente construídopt_BR
dc.titleA utilização da ISSO 6241, na avaliação de edificações escolares através dos métodos e técnicas da APO - Avaliação pós ocupação: o caso das “Escolas de Cara Nova” de Mogi das Cruzespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.available2021-11-16-
dc.date.available2021-11-16T14:21:29Z-
dc.date.accessioned2021-11-16T14:21:29Z-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833228744310057pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8855226893287313pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho se faz a utilização da ISO 6241 na avaliação das edificações escolares estaduais de ensino médio de Mogi das Cruzes chamadas de Cara Nova, originárias da associação biunívoca entre a arquitetura e a pedagogia, baseadas em projeto de última geração, resultado do aprimoramento do estudo da evolução da arquitetura escolar paulista. A ISO 6241 - Normalização e Desempenho em edifícios faz parte de um conjunto de normas direcionadas para a gestão da qualidade em empresas construtoras, e foi empregada, neste estudo de caso, utilizando-se a APO - Avaliação Pós Ocupação, conjunto de métodos e técnicas, na qual se faz uma abordagem técnica da edificação, priorizando a satisfação do usuário final, como um fator preponderante do desempenho do ambiente construído. A avaliação física foi feita com relação à convivência social, à edificação em si, a funcionalidade e ao conforto ambiental, confrontando observações dos usuários com enfoques técnicos, apontando as principais qualidades e deficiências, destas escolas. Esta pesquisa verifica a utilização da ISO 6241, como um instrumento, na mensuração do desempenho físico destas edificações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUNIFEIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃOpt_BR
dc.relation.referencesCINTRA, Carlos Roberto Godoi. A utilização da ISSO 6241, na avaliação de edificações escolares através dos métodos e técnicas da APO: o caso das “Escolas de Cara Nova” de Mogi das Cruzes. 2001. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2001.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_200129611.doc19,5 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.